A ordem metodológica do círculo de Bakhtin para o estudo da língua: uma análise do gênero poema
DOI :
https://doi.org/10.30681/2594.9063.2020v4n2id4718Résumé
Os estudos do Círculo de Bakhtin fornecem ancoragem para o trabalho com a língua concreta e viva na sala de aula. A partir dessas concepções teóricas, amparamo-nos na “[...] ordem metodológica para o estudo da língua” (BAKHTIN/VOLOCHÍNOV, 2009[1929]) e desenvolvemos um procedimento didático com o gênero do discurso poema. No presente artigo, refletimos sobre o resultado dessas ações, ou seja, o que os textos dos alunos revelam sobre essa forma de atuação didática. Destarte, o objetivo é analisar como os elementos constitutivos do gênero – conteúdo temático, estilo e construção composicional – se configuraram nas produções escritas. A metodologia consiste em um estudo de caso para a geração de dados, no qual o texto de um aluno é analisado representando as produções textuais de toda a turma. O aporte teórico sustenta-se em Bakhtin (2010[1979]), Bakhtin/Volochínov (2009[1929]) e Volochínov/Bakhtin (1926). Os resultados demonstram que ações didáticas embasadas na Concepção Dialógica da Linguagem podem ser vislumbradas, por meio dos elementos constitutivos, nas elaborações dos alunos.##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1987.
BAKHTIN, Mikhail.; VOLOCHÍNOV, Valentin Nikolaevich. (1929). Marxismo e filosofia da linguagem.Tradução do francês por Michel Lahud e Yara F. Vieira. 13. ed. São Paulo: Hucitec, 2009.
BAKHTIN, Mikhail. (1979). Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
BARROS, Manoel. O menino que carregava água na peneira. In: LEITE, Maristela Pertrili de Almeida. Palavras de encantamento: antologia de poetas brasileiros. São Paulo: Moderna, 2001. (Literatura em minha casa; V. 1)
BRAIT, Beth. Estilo. In. BRAIT, Beth (org.). Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2013, p. 79-102.
CEREJA, Willian. Significação e tema. In: BRAIT, Beth (Org.). Bakhtin: Conceitos-Chave. São Paulo: Contexto, 2013. p. 201-220.
COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. Os gêneros discursivos como instrumentos para o ensino de Língua Portuguesa: perscrutando o método sociológico bakhtiniano como ancoragem para um encaminhamento didático-pedagógico. In: NASCIMENTO, Elvira Lopes do; ROJO, Roxane Helena Rodrigues. (Orgs.). Gêneros de Texto/Discurso e os desafios da contemporaneidade: São Paulo: Pontes Editora, 2014. p. 13-34.
GERALDI, João Wanderley. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.
GRILLO, Sheila V. de Camargo. Dialogismo e construção composicional em reportagens de divulgação científica de Pesquisa Fapesp. In: Paula, L. de; STAFUZZA Grenissa (Orgs.). Círculo de Bakhtin: Diálogos in possíveis. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2010. p. 49-68.
GRILLO, Sheila V. de Camargo. Esfera e campo. In: BRAIT, B. (org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2014. p. 133 -160.
GOMES, Massillania Ferreira. Brincadeiras de meninos e meninas como “matéria de poesia” em Manoel de Barros. Disponível em: http:www.alb.com.br/anais14/Sem09/C09044.doc. Acesso em: 20 de jul. 2019.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2014.
ROJO, Roxane. Materiais didáticos no ensino de língua. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo da (Orgs.). Linguística Aplicada na modernidade recente. São Paulo: Parábola, 2013. p. 163-196.
MEDVIÉDEV, Pável Nikoláievitch. (1928). O método formal nos estudos literários: Introdução crítica a uma poética sociológica. Tradução: Ekaterina Vólkova Américo e Sheila Camargo Grillo. São Paulo: Contexto, 2012.
SOBRAL, Adail. Do dialogismo ao gênero: as bases do pensamento do Círculo de Bakhtin. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2009.
VOLOCHÍNOV, Valentin Nikolaevich; BAKHTIN, Mikhail. Discurso na Vida e Discurso na Arte (sobre a poética sociológica).Trad. De Carlos Alberto Faraco & Cristóvão Tezza [para fins didáticos]. Versão da língua inglesa de I. R. Titunik a partir do original russo, 1926.
VOLOCHÍNOV, Valentin Nikolaevich. (1930). A construção da enunciação e outros ensaios. Tradução de João Wanderley Geraldi. Supervisão da tradução: Valdemir Miotello. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright TRAÇOS DE LINGUAGEM - REVISTA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS 2021
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.