A concordância verbal em textos produzidos por alunos do ensino médio da cidade de Garanhuns-PE

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DOI:

https://doi.org/10.30681/2594.9063.2020v4n2id5039

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar o fenômeno da concordância verbal (CV) em textos produzidos por alunos do ensino médio de uma escola pública da cidade de Garanhuns-PE. Para tanto, baseamo-nos no modelo teórico-metodológico da Sociolinguística Variacionista (LABOV, 2008 [1972]). Nosso corpus é constituído por 1349 ocorrências do fenômeno da CV (os meninos saiu / os meninos saíram), retirado de 156 textos escritos por estudantes dos 1º, 2º e 3º anos da escola selecionada. Verificamos que há variação da CV na escrita da comunidade em questão, porém a variante aplicação da regra normativa (os meninos saíram) é a mais usada e ocorre devido à posição do sujeito, distância entre sujeito e verbo e a natureza do sujeito.

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Biografia do Autor

  • Rafael Bezerra de Lima, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco
    Professor Associado da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco. Atua na graduação do curso de Letras e no Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS.
  • Elionay Araújo dos Santos, Secretaria de Educação de Pernambuco
    Professora de língua portuguesa - Secretaria de Educação de Jaboatão dos Guararapes e professora de língua portuguesa - Secretaria de Educação de Pernambuco - Recife. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: concordância verbal, variação, produções escritas, sociolinguística variacionista

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Publicado

2021-05-14

Como Citar

A concordância verbal em textos produzidos por alunos do ensino médio da cidade de Garanhuns-PE. (2021). Traços De Linguagem - Revista De Estudos Linguísticos, 4(2). https://doi.org/10.30681/2594.9063.2020v4n2id5039