Pronomes de 1PP: uma análise sociolinguística e educacional

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30681/2594.9063.2022v6n2id11671

Keywords:

Brazilian portuguese, Pronominal variation, First person plural

Abstract

The emergence of a gente as a pronominal form in Brazilian Portuguese also triggered changes in the verbal paradigm, causing different possibilities of realization of the first person plural. Thus, based on the theoretical intersection between Sociolinguistics and Applied Linguistics, this article aims to reflect on the patterns of use and teaching of first person pronouns and the respective forms of agreement. With regard to methodology, a qualitative approach was used with bibliographical research in which the use, evaluation and perception of the variants nós and a gente were considered. It also took into account the way in which the pronouns under analysis are addressed by normative grammar and textbooks. The results show that the multiple possibilities of realizing the first person plural have implications for teaching-learning and engender an important reflection on the treatment of pronominal variation in the classroom. The study also shows that the pronominal paradigm constitutes one of the great challenges for the language teacher, considering that the textbooks themselves do not present the innovative forms already crystallized in speech.

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Author Biographies

Elimária Oliveira Lima, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e bolsista de doutorado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA). Mestra em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Graduada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Boa Esperança (FAFIB). Especialista em Linguística Aplicada na Educação e em Psicopedagogia com Ênfase em Gestão e Supervisão Escolar. Técnica em Administração do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão. Fui professora substituta no curso de Letras da Universidade Estadual do Maranhão, Campus Barra do Corda, e professora efetiva de Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Ensino de Barra do Corda.

Maria Cecilia Mollica, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Completou a Licenciatura em 1972 e o Mestrado em Linguística em 1977 na PUC-RIO. Finalizou o doutoramento em Linguística e Filologia na UFRJ,instituição em que é docente desde 1979, tornando-se Titular em Linguística em 2005. Desenvolveu estágio de pós doutoramento na UnB. É pesquisadora do CNPq com bolsa de produtividade em pesquisa PQ-Sr. Integra o corpo docente do Programa de Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 1990. Pertence ao corpo docente do Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS. Atuou como docente no quadro permanente do PPGCI/UFRJ. Membro do Programa de Estudos sobe os Usos da Língua. Foi presidente da ABRALIN, Bolsista do Nosso Estado da FAPERJ. Tem experiência docente em todos os níveis de ensino. Volta-se para a investigação na inerface Linguagem e Socidade, com interesse no campo da Linguística Educacional, Tecnologia e Inovação.

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Published

2023-11-15

How to Cite

Lima, E. O., & Mollica, M. C. (2023). Pronomes de 1PP: uma análise sociolinguística e educacional. Traços De Linguagem - Revista De Estudos Linguísticos, 6(2). https://doi.org/10.30681/2594.9063.2022v6n2id11671

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Articles