Educação é a base: a discursividade da propaganda do governo federal
DOI:
https://doi.org/10.30681/2594.9063.2018v2n1id2787Palabras clave:
Propaganda política, Base Nacional, Reformas educacionaisResumen
O objetivo deste trabalho é compreender a discursividade produzida pela propaganda política referente às reformas educacionais empreendidas pelo atual governo federal e tomamos como objeto de análise um vídeo sobre a Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Pautamo-nos na teoria da Análise de Discurso materialista, formulada pelo círculo de intelectuais em torno de Michel Pêcheux, na França, no final da década de 1960 e, posteriormente, difundida por Eni Orlandi e outros linguistas, no Brasil. Por meio da análise, observamos, na textualização da propaganda sobre a BNCC, uma discursividade que se constrói a partir do efeito do pré-construído de que a educação é capaz de superar a desigualdade social e do efeito de sustentação de que o referido documento se configura como um trabalho construído “democraticamente”.Descargas
Referencias
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