Diagnóstico da percepção sobre o desempenho de prestadores de serviços logísticos: um paralelo entre contratante e contratado
DOI:
https://doi.org/10.30681/zeiki.v1i1.3547Palavras-chave:
Serviços, Terceirização, Percepção, Desempenho.Resumo
Nas últimas décadas cresceu o conceito de core business e, consequentemente, a terceirização de atividades de apoio, especialmente de logística. Entretanto, são escassos os trabalhos que consideram a avaliação de diferentes percepções acerca do desempenho da prestação do serviço logístico. Com isso, este trabalho objetivou realizar um diagnóstico sobre o desempenho do serviço logístico terceirizado, comparando os pontos de vista das empresas contratada e contratante, a fim de verificar se há alinhamento entre suas percepções, bem como se estão sendo alcançadas as expectativas da contratante dos serviços. Adotou-se um estudo de caso como estratégia de pesquisa, analisando-se duas empresas transportadoras, localizadas na cidade de Caruaru-PE, tendo por base aspectos relativos aos cinco objetivos de desempenho. Tal estudo foi realizado por meio da aplicação de um questionário e com o uso das matrizes de trade-off, priorização e importância versus desempenho. Com este estudo de caso foram constatadas percepções divergentes entre as empresas estudadas, para as quais foram propostas algumas sugestões de melhorias. Conclui-se que, embora possa ser necessário investimento em ações que minimizem tais divergências, isso se justifica pela consolidação e fortalecimento desta parceria e consequentes ganhos de sinergia no longo prazo.
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