Diagnóstico da percepção sobre o desempenho de prestadores de serviços logísticos: um paralelo entre contratante e contratado

Autores

  • Tarsila Rani Soares de Vasconcelos Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste
  • Marcele Elisa Fontana Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste

DOI:

https://doi.org/10.30681/zeiki.v1i1.3547

Palavras-chave:

Serviços, Terceirização, Percepção, Desempenho.

Resumo

Nas últimas décadas cresceu o conceito de core business e, consequentemente, a terceirização de atividades de apoio, especialmente de logística. Entretanto, são escassos os trabalhos que consideram a avaliação de diferentes percepções acerca do desempenho da prestação do serviço logístico. Com isso, este trabalho objetivou realizar um diagnóstico sobre o desempenho do serviço logístico terceirizado, comparando os pontos de vista das empresas contratada e contratante, a fim de verificar se há alinhamento entre suas percepções, bem como se estão sendo alcançadas as expectativas da contratante dos serviços. Adotou-se um estudo de caso como estratégia de pesquisa, analisando-se duas empresas transportadoras, localizadas na cidade de Caruaru-PE, tendo por base aspectos relativos aos cinco objetivos de desempenho. Tal estudo foi realizado por meio da aplicação de um questionário e com o uso das matrizes de trade-off, priorização e importância versus desempenho. Com este estudo de caso foram constatadas percepções divergentes entre as empresas estudadas, para as quais foram propostas algumas sugestões de melhorias. Conclui-se que, embora possa ser necessário investimento em ações que minimizem tais divergências, isso se justifica pela consolidação e fortalecimento desta parceria e consequentes ganhos de sinergia no longo prazo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tarsila Rani Soares de Vasconcelos, Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste

Engenheira de Produção, atualmente mestranda em Engenharia de Produção

Marcele Elisa Fontana, Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste

Doutora em Engenharia de Produção

Referências

CORRÊA, Henrique L.; CORRÊA, Carlos A. Administração de Produção e operações – Manufatura e serviços: uma abordagem estratégica. 2ª edição. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2009.

ERIKSSON, M.; LEBEL, L.; LINDROOS, O. Management of outsourced forest harvesting operations for better customer-contractor alignment. Forest Policy and Economics, v. 53: p. 45-55, 2015.

FREITAS, A. L. P.; MORAIS, A. S. C. Análise importância-desempenho aplicada à avaliação da qualidade em serviços bancários. Revista Produção Online, v. 12, n. 4, p. 1131-1161, 2012.

GONÇALVES, B. S. O.; MUSETTI, M. A. A importância do processo de alinhamento da estratégia com projetos Seis Sigma: um estudo multicasos em operadores logísticos. Gest. Prod., v. 15, n. 3: p. 551-562, 2008.

GOVINDAN, K.; AGARWAL, V.; DARBARI, J. D.; JHA, P. C. An integrated decision making model for the selection of sustainable forward and reverse logistic providers. Annals of Operations Research, v. 273, n. 1-2, p. 607-650, 2019.

JUNG, H. Evaluation of Third Party Logistics Providers Considering Social Sustainability. Sustainability, v. 9, n. 5, p. 777, 2017.

KRAKOVICS, F.; LEAL, J. E.; MENDES JR., P.; SANTOS, R. L. Defining and calibrating performance indicators of a 4PL in the chemical industry in Brazil. International Journal of Production Economics, v. 115 (2): p. 502–514, 2008.

KRAUTH, E.; MOONEN, H.; POPOVA, V.; SCHUT, M. Performance indicators in logistics service provision and warehouse management—a literature review and framework. In: Euroma International Conference, 2005, Budapeste, Hungria, p. 19–22, 2005.

LAI, K-h. Service capability and performance of logistics service providers. Transportation Research Part E, v.40: p.385–399, 2004.

LAI, K-h.; NGAI, E.W.T.; CHENG, T.C.E. Measures for evaluating supply chain performance in transport logistics. Transportation Research Part E, v. 38: p. 439–456, 2002.

MEIRELES, Manuel. Ferramentas Administrativas para identificar, observar e analisar problemas - Organizações com foco no cliente. 1ª edição. São Paulo: Editora Arte & Ciência, 2001.

MEIRELES, M.; SORDI, J. O.; SANCHES, C.; MARIETTO, M. Uso da matriz trade-off para identificação de preferências dos clientes de um supermercado de pequeno porte. eGesta- Revista Eletrônica de Gestão de Negócios, v. 5, n. 2: p. 94-125, 2009.

NARKHEDE, B. E., RAUT, R., GARDAS, B., LUONG, H. T., & JHA, M. Selection and evaluation of third party logistics service provider (3PLSP) by using an interpretive ranking process (IRP). Benchmarking: An International Journal, v. 24, n. 6, p. 1597-1648, 2017.

PRAJOGO, D. I.; MCDERMOTT, P. Examining competitive priorities and competitive advantage in service organisations using Importance-Performance Analysis matrix. Managing Service Quality: An International Journal, v. 21, n. 5: p. 465-483, 2011.

SANTOS, L. C.; GOHR, C. F.; VARVAKIS, G. Prioridades competitivas para a estratégia de operações de serviços: uma análise dos critérios de valor percebido de uma academia de ginástica. Revista Produção Online, v. 12, n. 1, p. 133-158, 2012.

SHEIKH, Z.; RANA, S. Impact of outsourcing logistics levels on logistics service performance. International Journal on Management, Statistics & Social Sciences, v. 1: p. 37-45, 2012.

SLACK, Nigel; BRANDON-JONES, Alistair; JOHNSTON, Robert. Administração da produção. 4ª ed. São Paulo, SP: Atlas, 2015.

WANKE, P. F.; AFFONSO, C. R. Determinantes da eficiência de escala no setor brasileiro de operadores logísticos. Revista Produção, v. 21, n. 1: p. 53-63, jan./mar. 2011.

ZAMCOPÉ, F. C.; ENSSLIN, L.; ENSSLIN, S. R.; DUTRA, A. Modelo para avaliar o desempenho de operadores logísticos – um estudo de caso na indústria têxtil. Gest. Prod., São Carlos, v. 17, n. 4: p. 693-705, 2010.

Downloads

Publicado

2020-09-11

Como Citar

Soares de Vasconcelos, T. R., & Fontana, M. E. (2020). Diagnóstico da percepção sobre o desempenho de prestadores de serviços logísticos: um paralelo entre contratante e contratado. Zeiki - Revista Interdisciplinar Da Unemat Barra Do Bugres, 1(1), 77–92. https://doi.org/10.30681/zeiki.v1i1.3547

Edição

Seção

Tecnologia e Produção