Simulações PhET: a teoria aliada à prática experimental nas aulas de química

Autores

  • Fábio de Oliveira Souza Universidade Aberta do Brasil - UAB
  • Jonathan Willian Zangeski Novais Programa de Mestrado em Ciências Ambientais da Universidade de Cuiabá - UNIC https://orcid.org/0000-0002-6598-3138
  • Allan Gonçalves de Oliveira Universidade Aberta do Brasil - UAB
  • Reisi Rachid Jaudy Universidade de Cuiabá - UNIC
  • Dahiane dos Santos Oliveira Zangeski Universidade de Cuiabá - UNIC

DOI:

https://doi.org/10.30681/zeiki.v1i1.3728

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise das simulações interativas do projeto Physics Educacional Technology (PhET) da Universidade do Colorado, que oferece gratuitamente simulações virtuais de fenômenos relativos às ciências da natureza. Assim, o desenvolvimento deste trabalho teve como objetivo analisar as simulações de química do site PhET e suas possíveis aplicações para o ensino. Para desenvolver este trabalho, foi realizado um levantamento da quantidade disponível das simulações PhET para o ensino de Química. Também foi realizada a quantificação referente a classificação, em que os resultados mostram que as simulações são classificadas como conceituais operacionais e jogos. Após a quantificação classificatória foi feito uma análise da unidade temática de ensino proposta por cada simulação. Os resultados obtidos servirão de apoio pedagógico para aulas experimentais, visto que é possível analisar os conteúdos explorados e tipos de interação que cada simulação propõe conforme os conteúdos de Química.

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Publicado

2020-09-11

Como Citar

Souza, F. de O., Novais, J. W. Z., Oliveira, A. G. de, Jaudy, R. R., & Zangeski, D. dos S. O. (2020). Simulações PhET: a teoria aliada à prática experimental nas aulas de química. Zeiki - Revista Interdisciplinar Da Unemat Barra Do Bugres, 1(1), 19–35. https://doi.org/10.30681/zeiki.v1i1.3728

Edição

Seção

Educação e Sociedade

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