Simulações PhET: a teoria aliada à prática experimental nas aulas de química

Autores/as

  • Fábio de Oliveira Souza Universidade Aberta do Brasil - UAB
  • Jonathan Willian Zangeski Novais Programa de Mestrado em Ciências Ambientais da Universidade de Cuiabá - UNIC https://orcid.org/0000-0002-6598-3138
  • Allan Gonçalves de Oliveira Universidade Aberta do Brasil - UAB
  • Reisi Rachid Jaudy Universidade de Cuiabá - UNIC
  • Dahiane dos Santos Oliveira Zangeski Universidade de Cuiabá - UNIC

DOI:

https://doi.org/10.30681/zeiki.v1i1.3728

Resumen

Este trabalho apresenta uma análise das simulações interativas do projeto Physics Educacional Technology (PhET) da Universidade do Colorado, que oferece gratuitamente simulações virtuais de fenômenos relativos às ciências da natureza. Assim, o desenvolvimento deste trabalho teve como objetivo analisar as simulações de química do site PhET e suas possíveis aplicações para o ensino. Para desenvolver este trabalho, foi realizado um levantamento da quantidade disponível das simulações PhET para o ensino de Química. Também foi realizada a quantificação referente a classificação, em que os resultados mostram que as simulações são classificadas como conceituais operacionais e jogos. Após a quantificação classificatória foi feito uma análise da unidade temática de ensino proposta por cada simulação. Os resultados obtidos servirão de apoio pedagógico para aulas experimentais, visto que é possível analisar os conteúdos explorados e tipos de interação que cada simulação propõe conforme os conteúdos de Química.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

ALCARÁ, A. R. Das Redes Sociais à Inovação. Cia. Inf., Brasília, v. 34, n. 2, ago. 2005.

ARANTES, A. R.; MIRANDA, M. S. E STUDART, N. Objetos de Aprendizagem no Ensino de Física: Usando Simulações do PhET. Revista Física na Escola, v. 11, n. 1, 2010.

BARBOSA, Walterni Rodrigues; SETE, Douglas Gonçalves; SOUZA, TayzaCodina de. A FALTA DE LABORATÓRIOS DE QUÍMICA E PROFESSORES LICENCIADOS NO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE POXORÉU-MT.. In: Anais da Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Primavera do Leste (MT) IFMT-PDL, 2018. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jenpexifmtpdl/68670-A-FALTA-DE LABORATORIOS-DE-QUIMICA-E-PROFESSORES-LICENCIADOSNO--ENSINO-MEDIO-DAS-ESCOLAS-PUBLICAS-DE-POXOREU-MT. Acesso em: 09/12/2018 19:06

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2006.

BEZERRA, Gisele Franco. Práticas Cotidianas: Estratégia que Potencializa e Motiva o Estudo de Química no Ensino Médio. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso) – Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas, Manaus, 2006.

BONA, B. O. Análise de softwares educativos para o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Experiências em Ensino de Ciências, vol.4, n. 1, pp.35-55, 2009.

CÓRDOVA, S.T.; PERES, J.A. Utilização de recursos áudio visuais na docência de medicinaveterinária. Revista Eletrônica Lato Sensu. Ano 3, n.1, março. 2008.

CREATIVE COMMONS – UNIVERSIDADE DO COLORADO. Simulações Interativas PhET. Disponível em: http://phet.colorado.edu. Acesso em: 12 out. 2018.

CRISTINA, F.; CATUNDA, G. Levantamento e análise das Simulações do PhET para o ensino e aprendizagem de Química Survey and analysis of the PhET simulations for teaching and learning Chemistry. n. January 2015, p. 1–8, 2015.

CRUZ, A. G.; NERI, D. F. M. A inserção de tablets em escolas da rede pública estadual na cidade de petrolina-Pe: uma percepção dos educadores e educandos. REVASF, v.4, n.6, p. 6–26, 2014.

GIORDAN, M. O papel da experimentação no ensino de ciências. Química Nova na Escola, n. 10, p. 43-49, 1999

GONÇALVES, F. P. et al Como é ser professor de Química: histórias que nos revelam. In: IV Encontro Ibero-Americano de Coletivos Escolares e Redes de Professores que fazem Investigação na sua Escola, 2005. UNIVATES, Lageado – RS. Disponível em http://ensino.univates.br/~4iberoamericano/trabalhos/trabalho086.pdf Acesso em 20 mai. 2019.

JUSTI, R. Modelos e Modelagem no Ensino de Química: Um olhar sobre aspectos essenciais

pouco discutidos. In: Wildson Luiz P. dos Santos; Otávio Aloísio Maldaner. (Org.). Ensino

de Química em Foco. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010. p. 209-230.

LUZZI, F. et al. Assistente inteligente para suporte ao ensino de química orgânica. IV Congresso RIBIE. Anais...Brasilia: 1998

MELO, Elda Silva do Nascimento; MELO, João Ricardo Freire de. Área Temática: Educação, Comunicação & Tecnologia. Softwares de Simulação no ensino de Química: uma 2057representação social na prática docente. Campinas, v. 6, n 2, jun. 2005. Disponível em: www.fe.unicamp.br. Acesso em: 11 out. 2018.

MIRANDA, D. G. P; COSTA, N. S. Professor de Química: Formação, competências/ habilidades e posturas. 2007

MORTIMER, E. F.; MACHADO, A. H.; ROMANELLI, L. A proposta curricular de Química do estado de Minas Gerais: fundamentos e pressupostos. Química Nova, v. 23, n. 2, p. 273-283, 2000.

OLIVEIRA, S. L. Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisas, TGI, TCC,

monografias, dissertações e teses. 2. Ed. São Paulo: Pioneira, 1999.

PAZ, G. L.; PACHECO, H. F. Dificuldades no ensino-aprendizagem de Química no ensino médio em algumas escolas públicas da região sudeste de Teresina. 2010.

PENIN, S.T.S. Didática e Cultura: O Ensino Comprometido com o Social e a Contemporaneidade. In: CASTRO, A.D.; CARVALHO, A.M.P. (org). Ensinar a Ensinar – Didática para a Escola Fundamental e Média. São Paulo: Pioneira/Thomson, 2001.

QUEIROZ, S. L. Do fazer ao compreender ciências: reflexões sobre o aprendizado de alunos de iniciação científica em Química. Ciência & Educação, Bauru, v. 10, n. 1, 2004.

QUÍMICA, E.; AS, C. O. M.; PHET, S. Guia didático. p. 1–30, 2017.

RIBEIRO, A.A.; GRECA, I.M. Simulações computacionais e ferramentas de modelização em Educação Química: uma revisão de literatura publicada. Química Nova. Vol. 26, n. 4, 2003, p. 542-549.

ROSA, Dalva E. Gonçalves. Investigação-ação colaborativa sobre práticas docentes na formação continuada de formadores. Tese de Doutorado. Unimep, 2003.

SANTOS, G. H.; Alves, L. e Moret, M. A. Modellus: Animação Interativas mediando a Aprendizagem Significativa dos Conceitos de Física no Ensino Médio. Revista Científica da escola de administração do exército, v. 2, p. 88-108, 2006.

Santos, Railton Vieira dos. A utilização do software livre Phet como material de apoio ao professor no processo de ensino-aprendizagem de física / Railton Vieira dos Santos. – Teresina: 2016.

SAMPAIO, I. S.; CARVALHO-OLIVEIRA, J. C.; MANUAL – SIMULADOR PhET -Produto de Pós-Graduação – Universidade Estadual de Roraima Mestrado Profissional em Ensino de Ciências 2017

SILVA, A. M. da. Proposta para tornar o ensino de Química mais atraente. Revista de Química Industrial, Rio de Janeiro, n. 731, 2011.

SILVA, R.R. et al. Experimentar sem medo de errar. In: SANTOS, W.L.P. e MALDANER, O.A. (Eds.). Ensino de química em foco. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010, p. 231-261.

Soares, A. R. Sobre a PhET. 2013. Disponível em: http: //PhET.colorado.edu/pt_BR/about. Acesso em: 22 nov. 2018.

TFOUNI, L. V.; CAMARGO, D. A.; TFOUNI, E. A teoria de Piaget e os exercícios dos livros didáticos de Química. Química Nova, v. 10, n. 2, p.127-131, 1987.

TREVISAN, Tatiana Santini e MARTINS, Pura Lúcia Oliver. A prática pedagógica do professor de Química: possibilidades e limites. UNIrevista. Vol. 1, n° 2: abril, 2006.

ZANI, Adriana Valongo; NOGUEIRA, Maria Suely. Incidentes críticos do processo ensinoaprendizagem do curso de graduação em enfermagem, segundo a percepção de alunos e docentes. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 14, n. 5, p. 742-748, 2006.

Publicado

2020-09-11

Cómo citar

Simulações PhET: a teoria aliada à prática experimental nas aulas de química. (2020). Zeiki - Revista Interdisciplinar Da Unemat Barra Do Bugres, 1(1), 19-35. https://doi.org/10.30681/zeiki.v1i1.3728

Artículos más leídos del mismo autor/a