PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Joao Carlos de Lima Neto Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso

Palavras-chave:

Produção de conhecimento, Anos Iniciais, Ensino de Ciências e Matemática

Resumo

O presente artigo busca tecer reflexões acerca do processo de produção de conhecimentos sobre a formação e a prática pedagógica de professores que ensinam Ciências e Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental em Mato Grosso, tendo como referência as dissertações de mestrado defendidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), entre os anos de 2017 e 2020. Foi realizada uma pesquisa do tipo ‘estado de conhecimento’, conforme proposições de Morosini (2015), na qual buscou-se analisar as contribuições das referidas pesquisas ao processo de produção de conhecimentos sobre os desafios e as perspectivas que permeiam a formação e a prática dos professores que ensinam esses componentes curriculares para crianças nos primeiros anos de escolarização, no sentido de compreender suas nuances e evidenciar a emergência de um vasto campo de conhecimento, pouco explorado nas pesquisas científicas nos âmbitos local e regional. Os resultados das pesquisas analisadas indicam que os desafios que perpassam a prática pedagógica dos professores que ensinam ciências e matemática estão relacionados, dentre outros aspectos, à fragilidade da formação inicial no curso de pedagogia, à necessidade de formação continuada, aos processos de letramento e alfabetização científica e às políticas públicas e propostas curriculares da educação básica.

Palavras-chave: Produção de conhecimento; Anos Iniciais; Ensino de Ciências e Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joao Carlos de Lima Neto, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso

Graduado e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. Graduado em Pedagogia pela Universidade Cidade de São Paulo. Graduado em Educação Especial pelo Centro Universitário Faveni. Professor efetivo da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso. Atualmente cursa o doutorado em Geografia (linha de pesquisa em Ensino-Aprendizagem) no Instituto de Estudos Socioambientais da UFG e dedica-se aos estudos sobre inclusão escolar, prática docente e formação de professores para a Educação Básica.

Referências

ARAÚJO, Maria Alina Oliveira Alencar de; LEITE, Raquel Crosara Maia. Alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental: o que nos dizem os documentos oficiais. ACTIO, Curitiba, v. 4, n. 3, p. 165-184, set./dez. 2019.

CAMPOS, Fábio Antunes Brun. O ensino de matemática com fractais na educação básica: percepções em meio ao curso enfrac. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade do Estado de Mato Grosso, Barra do Bugres, 2020.

CARNEIRO, Jorcélia Ermínia da Silva. Sentidos da formação continuada em alfabetização matemática: contribuições do pacto nacional pela alfabetização na idade certa em uma escola estadual de Araputanga – MT. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade do Estado de Mato Grosso, Barra do Bugres, 2019.

CUNHA, José Fernandes Torres. Blended Learning e multimodalidade na formação continuada de professores para o ensino de matemática. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade do Estado de Mato Grosso, Barra do Bugres, 2018.

DIAS, Lisete Funari; FERREIRA, Maira. Políticas de formação continuada de professores e desenvolvimento profissional. Pesquisa e debate em educação, Juiz de Fora, v. 7, n. 2, p. 391–411, 2020.

ENZWEILER, Marli Plein. Ensino de ciências naturais: percepções e concepções de pedagogos de Brasnorte – MT. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade do Estado de Mato Grosso, Barra do Bugres, 2018.

FERREIRA, Gilcineia Gonçalves. Sexualidade na perspectiva do ensino: concepções e relatos das práticas de profissionais da educação. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade do Estado de Mato Grosso, Barra do Bugres, 2020.

FREDIANI, Cleonilde da Silva. O contexto cultural familiar do aluno autista e sua relação com a escola. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade do Estado de Mato Grosso, Barra do Bugres, 2020.

LOMEU, Gisele Carvalho. Ensino de ciências: a prática pedagógica e a alfabetização científica no ensino fundamental. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade do Estado de Mato Grosso, Barra do Bugres, 2018.

LORENZETTI, Leonir; DELIZOICOV, Demétrio. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. ENSAIO – Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 3, n. 1, jun. 2001.

MOROSINI, Marília Costa. Estado de conhecimento e questões do campo científico. Educação, Santa Maria, v. 40, n. 01, p. 101-116, 2015.

PAULA, Rejane Riggo. Sentidos da formação continuada do PNAIC em Feliz Natal: impactos do ensino de matemática na educação básica. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade do Estado de Mato Grosso, Barra do Bugres, 2017.

PIASSON, Valdineia Ferreira dos Santos. Formação continuada em (dis)curso: o PNAIC no imaginário das coordenadoras em Barra do Bugres – Mato Grosso. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade do Estado de Mato Grosso, Barra do Bugres, 2017.

SANTOS, Rosane Aparecida. Sentidos na formação continuada de professores que ensinam matemática: o PNAIC na rede municipal de Brasnorte – MT. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade do Estado de Mato Grosso, Barra do Bugres, 2017.

SANTOS, Silvane. Im-pacto da formação continuada na práxis dos professores que ensinam matemática nos anos iniciais da Escola Municipal Herculano Borges. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade do Estado de Mato Grosso, Barra do Bugres, 2017.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Pós-graduação e pesquisa: processo de produção e sistematização de conhecimentos. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 9, n. 26, p. 13-27, 2009.

SILVA, Cícero Manoel. Por dentro do triângulo da formação continuada de professores: propostas, expectativas e realidade. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade do Estado de Mato Grosso, Barra do Bugres, 2017.

SILVA, Juciley Benedita. Políticas de formação continuada de professores dos anos iniciais de Mato Grosso para o uso pedagógico das tecnologias digitais no ensino de ciências. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade do Estado de Mato Grosso, Barra do Bugres, 2017.

SOUZA, Renata Aparecida. O pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC): formação e prática dos professores alfabetizadores no ensino da matemática para alunos surdos. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade do Estado de Mato Grosso, Barra do Bugres, 2018.

Downloads

Publicado

2022-09-19

Como Citar

Lima Neto, J. C. de . (2022). PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Zeiki - Revista Interdisciplinar Da Unemat Barra Do Bugres, 3(1), 150–162. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/zeiki/article/view/5744