PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Keywords:
Produção de conhecimento, Anos Iniciais, Ensino de Ciências e MatemáticaAbstract
O presente artigo busca tecer reflexões acerca do processo de produção de conhecimentos sobre a formação e a prática pedagógica de professores que ensinam Ciências e Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental em Mato Grosso, tendo como referência as dissertações de mestrado defendidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), entre os anos de 2017 e 2020. Foi realizada uma pesquisa do tipo ‘estado de conhecimento’, conforme proposições de Morosini (2015), na qual buscou-se analisar as contribuições das referidas pesquisas ao processo de produção de conhecimentos sobre os desafios e as perspectivas que permeiam a formação e a prática dos professores que ensinam esses componentes curriculares para crianças nos primeiros anos de escolarização, no sentido de compreender suas nuances e evidenciar a emergência de um vasto campo de conhecimento, pouco explorado nas pesquisas científicas nos âmbitos local e regional. Os resultados das pesquisas analisadas indicam que os desafios que perpassam a prática pedagógica dos professores que ensinam ciências e matemática estão relacionados, dentre outros aspectos, à fragilidade da formação inicial no curso de pedagogia, à necessidade de formação continuada, aos processos de letramento e alfabetização científica e às políticas públicas e propostas curriculares da educação básica.
Palavras-chave: Produção de conhecimento; Anos Iniciais; Ensino de Ciências e Matemática.
Downloads
References
ARAÚJO, Maria Alina Oliveira Alencar de; LEITE, Raquel Crosara Maia. Alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental: o que nos dizem os documentos oficiais. ACTIO, Curitiba, v. 4, n. 3, p. 165-184, set./dez. 2019.
CAMPOS, Fábio Antunes Brun. O ensino de matemática com fractais na educação básica: percepções em meio ao curso enfrac. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade do Estado de Mato Grosso, Barra do Bugres, 2020.
CARNEIRO, Jorcélia Ermínia da Silva. Sentidos da formação continuada em alfabetização matemática: contribuições do pacto nacional pela alfabetização na idade certa em uma escola estadual de Araputanga – MT. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade do Estado de Mato Grosso, Barra do Bugres, 2019.
CUNHA, José Fernandes Torres. Blended Learning e multimodalidade na formação continuada de professores para o ensino de matemática. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade do Estado de Mato Grosso, Barra do Bugres, 2018.
DIAS, Lisete Funari; FERREIRA, Maira. Políticas de formação continuada de professores e desenvolvimento profissional. Pesquisa e debate em educação, Juiz de Fora, v. 7, n. 2, p. 391–411, 2020.
ENZWEILER, Marli Plein. Ensino de ciências naturais: percepções e concepções de pedagogos de Brasnorte – MT. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade do Estado de Mato Grosso, Barra do Bugres, 2018.
FERREIRA, Gilcineia Gonçalves. Sexualidade na perspectiva do ensino: concepções e relatos das práticas de profissionais da educação. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade do Estado de Mato Grosso, Barra do Bugres, 2020.
FREDIANI, Cleonilde da Silva. O contexto cultural familiar do aluno autista e sua relação com a escola. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade do Estado de Mato Grosso, Barra do Bugres, 2020.
LOMEU, Gisele Carvalho. Ensino de ciências: a prática pedagógica e a alfabetização científica no ensino fundamental. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade do Estado de Mato Grosso, Barra do Bugres, 2018.
LORENZETTI, Leonir; DELIZOICOV, Demétrio. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. ENSAIO – Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 3, n. 1, jun. 2001.
MOROSINI, Marília Costa. Estado de conhecimento e questões do campo científico. Educação, Santa Maria, v. 40, n. 01, p. 101-116, 2015.
PAULA, Rejane Riggo. Sentidos da formação continuada do PNAIC em Feliz Natal: impactos do ensino de matemática na educação básica. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade do Estado de Mato Grosso, Barra do Bugres, 2017.
PIASSON, Valdineia Ferreira dos Santos. Formação continuada em (dis)curso: o PNAIC no imaginário das coordenadoras em Barra do Bugres – Mato Grosso. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade do Estado de Mato Grosso, Barra do Bugres, 2017.
SANTOS, Rosane Aparecida. Sentidos na formação continuada de professores que ensinam matemática: o PNAIC na rede municipal de Brasnorte – MT. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade do Estado de Mato Grosso, Barra do Bugres, 2017.
SANTOS, Silvane. Im-pacto da formação continuada na práxis dos professores que ensinam matemática nos anos iniciais da Escola Municipal Herculano Borges. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade do Estado de Mato Grosso, Barra do Bugres, 2017.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Pós-graduação e pesquisa: processo de produção e sistematização de conhecimentos. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 9, n. 26, p. 13-27, 2009.
SILVA, Cícero Manoel. Por dentro do triângulo da formação continuada de professores: propostas, expectativas e realidade. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade do Estado de Mato Grosso, Barra do Bugres, 2017.
SILVA, Juciley Benedita. Políticas de formação continuada de professores dos anos iniciais de Mato Grosso para o uso pedagógico das tecnologias digitais no ensino de ciências. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade do Estado de Mato Grosso, Barra do Bugres, 2017.
SOUZA, Renata Aparecida. O pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC): formação e prática dos professores alfabetizadores no ensino da matemática para alunos surdos. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade do Estado de Mato Grosso, Barra do Bugres, 2018.