A LITERATURA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: UM OLHAR PARA O ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
Política Educacional Brasileira, Ensino de Literatura, Letramento literário, Práticas de EnsinoResumo
O letramento literário pode contribuir para a formação cidadã, gerando conhecimentos e valores substanciais para a participação equitativa, reflexiva e ativa dos alunos na sociedade. Nesse sentido, este artigo realizou uma investigação dedutivo-bibliográfica em alguns documentos que regem a educação brasileira, como os Parâmetros Curriculares Nacionais, as Organizações Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular, com o propósito de compreender em que medida os processos de leitura, escrita e apreciação de textos literários são orientados nas práticas de ensino de Língua Portuguesa. Neste percurso, diagnosticou-se que a educação brasileira vem evoluindo e acompanhando as mudanças sócio-histórico-culturais exigindo, portanto, um aluno cada vez mais crítico, reflexivo e criativo para que possa se tornar um efetivo leitor/escritor de textos literários.
Downloads
Referências
ABRAHÃO, T.; INFANTE, U. A literatura, a liberdade e a humanização do homem. Veredas: Revista da Associação Internacional de Lusitanistas, n. 25, p. 5-20, 23 jul. 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: SEB/MEC, 2006.
BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN + Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2002.
________, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC / Secretaria de Educação Média e Tecnológica, Brasília: MEC, 2000.
________, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Língua Portuguesa. Ensino. Fundamental. Terceiro e quarto ciclos. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CANDIDO, A. O direito à literatura. In: ___. Vários Escritos. 5 ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul/ São Paulo: Duas Cidades, 2010.
INDURSKY, F. Texto, contexto e significação nos processos de produção de sentido. Leitura: teoria & Prática, v.8, n.14, dez. 2010.
INFANTE, U. Do texto ao texto: curso prático de leitura e redação. São Paulo: Scipione, 2016.
KLEIMAN, ANGELA B. (orgs.) Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social a escrita. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1995,
KLEIMAN, A. B. Introdução: O que é letramento? Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, A. B. (org.). Os significados do letramento. São Paulo: Mercado de Letras, 2004
LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira: história & histórias. 4. ed. São Paulo: Ática, 1985
Letramento literário. Disponível em: < https://bit.ly/32dsSLV>. Acesso em: 14/04/2021
MORAES, I, L. A literatura e seu poder de resgate da totalidade humana. 2010. Disponível em: <https://bit.ly/2QHr1wF>. Acesso em: 22-05-2021
ORMUNDO, Wilton. Se liga na língua: literatura, produção de texto, linguagem.1 ed.-São Paulo: Moderna,2016.
ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2019.
________, R. H. R; MOURA, E. (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Contexto, 2010.
________, Magda, Letramento e alfabetização: as muitas facetas*, 2003. Universidade Federal de Minas Gerais, Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita.
SCOTTINI, Alfredo. Dicionário escolar Língua Portuguesa. Blumenau: Todo livro, 2009. 560 p.