A LITERATURA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: UM OLHAR PARA O ENSINO MÉDIO

Autores

Palavras-chave:

Política Educacional Brasileira, Ensino de Literatura, Letramento literário, Práticas de Ensino

Resumo

O letramento literário pode contribuir para a formação cidadã, gerando conhecimentos e valores substanciais para a participação equitativa, reflexiva e ativa dos alunos na sociedade. Nesse sentido, este artigo realizou uma investigação dedutivo-bibliográfica em alguns documentos que regem a educação brasileira, como os Parâmetros Curriculares Nacionais, as Organizações Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular, com o propósito de compreender em que medida os processos de leitura, escrita e apreciação de textos literários são orientados nas práticas de ensino de Língua Portuguesa. Neste percurso, diagnosticou-se que a educação brasileira vem evoluindo e acompanhando as mudanças sócio-histórico-culturais exigindo, portanto, um aluno cada vez mais crítico, reflexivo e criativo para que possa se tornar um efetivo leitor/escritor de textos literários.

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Biografia do Autor

Adson Luan Duarte Vilasboas Seba, Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT

Aluno regular do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT, vinculado à linha de pesquisa: Estudo de Processos de Práticas Sociais da Linguagem. Mestre em Linguística pela mesma instituição. Especialista em metodologia do ensino de Língua Inglesa pelo Centro Universitário Cidade Verde/UniFCV. Graduado em Letras/Inglês pela UNEMAT e em Pedagogia pela UniFCV. Técnico em Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Cáceres. Membro do grupo de pesquisa Linguagem, Tecnologia e Contemporaneidade em Linguística Aplicada (LINTECLA). Dedica-se aos estudos sobre linguagem, tecnologia e Ensino sob à luz da Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos.

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Publicado

2022-12-27

Como Citar

Freitas da Silva, B., & Duarte Vilasboas Seba, A. L. (2022). A LITERATURA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: UM OLHAR PARA O ENSINO MÉDIO. Zeiki - Revista Interdisciplinar Da Unemat Barra Do Bugres, 3(2), 79–98. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/zeiki/article/view/6241