PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES FORMADORES SOBRE MULTIPLATAFORMA MICROSOFT TEAMS NO ENSINO REMOTO

Autores/as

  • Elisana Maiara Peres da Silva Universidade do Estado de Mato Grosso - Campus Barra do Bugres, MT.
  • Patrícia Loura Mourão
  • José Wilson Pires Carvalho
  • Daise Lago Pereira Souto

Resumen

O avanço tecnológico tem promovido uma das mudanças mais notáveis para a reconfiguração do processo educativo. Para acompanhar tais mudanças na educação, a formação continuada de professores é um dos instrumentos usados como modo de transformação e atualização das práticas pedagógicas, diante do cenário da COVID – 19 em que toda a humanidade passa pelos desafios de enfrentar uma pandemia que requer distanciamento social, as tecnologias digitais tem se mostrado protagonista no processo de transformação educacional em todas as suas etapas. O presente estudo tem como objetivo apresentar e discutir as potencialidades e desafios do uso da multiplataforma Microsoft Teams no ensino remoto de Química na percepção de professores formadores do CEFAPRO-MT, da área das Ciências da Natureza. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com características de estudo de caso. A produção de dados ocorreu por meio de uma entrevista via Google Meet no dia 14 de agosto de 2020 com quatro gestores de formação, licenciados em Química, atuantes no CEFAPRO na área de Ciências da Natureza, sendo um do município de Cuiabá, dois de Sinop e um de Tangará da Serra. Ocasião em que tiveram a oportunidade de expor suas percepções acerca dos benéficos e desafios vivenciados por eles enquanto formadores durante o momento de dificuldade global em que as formações ocorriam remotamente. Os principais desafios foram a curta duração da formação recebida, o desconhecimento dos “novos” recursos tecnológicos e o acesso a equipamentos compatíveis e capazes de operacionalizar a Microsoft Teams. Por outro lado, a colaboração entre os formadores, a disposição para aprender o “novo” e a autoformação contribuíram para a superação dos desafios. Por fim, o estudo mostra a necessidade do devido reconhecimento ao professor por seu desempenho ao buscar capacitação de algo “novo”, bem como a necessidade de investimentos substanciais, na formação continuada, na prática docente durante mudanças, como no ensino remoto.

Palavras chaves: Formação continuada, Professores, Ensino emergencial, Pandemia.

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Biografía del autor/a

  • Elisana Maiara Peres da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso - Campus Barra do Bugres, MT.

    Elisana Maiara Peres da Silva

    Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática-UNEMAT/Campus Barra do Bugres - PPGECM. elisana.silva@unemat.br

     

  • Patrícia Loura Mourão

    Patrícia Loura Mourão

    Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática-UNEMAT/Campus Barra do Bugres - PPGECM.patricia.mourao@unemat.br

  • José Wilson Pires Carvalho

    José Wilson Pires Carvalho

    Professor Doutor, do programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática – UNEMAT/Campus Barra do Bugres - PPGECM. jwilsonc@unemat.br

Referencias

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Publicado

2022-09-19

Cómo citar

PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES FORMADORES SOBRE MULTIPLATAFORMA MICROSOFT TEAMS NO ENSINO REMOTO. (2022). Zeiki - Revista Interdisciplinar Da Unemat Barra Do Bugres, 3(1), 5-23. https://periodicos.unemat.br/index.php/zeiki/article/view/5843