TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS NA PERSPECTIVA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Matemática - BNCC - Tecnologias Digitais - Planilhas Eletrônicas – Calculadora.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo identificar a maneira como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aborda a utilização das tecnologias digitais para os anos iniciais Ensino Fundamental. A questão diretriz da investigação é a seguinte: Quais são as tecnologias digitais explicitadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a serem trabalhadas no ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental? A abordagem é de cunho qualitativo, na modalidade documental, pois utilizamos o documento da BNCC. Entre as diferentes tecnologias digitais mencionadas pela BNCC, para serem utilizadas pelos professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, identificamos o uso da calculadora e das planilhas eletrônicas como tecnologias destacadas para o ensino de Matemática. Identificamos que a BNCC aborda 12 habilidades voltadas para as tecnologias digitais, sendo duas dessas habilidades específicas voltadas ao desenvolvimento de atividades com a calculadora e duas habilidades que contemplam o uso de planilhas eletrônicas.

 

Palavras-Chave: Ensino de Matemática - BNCC - Tecnologias Digitais - Planilhas Eletrônicas – Calculadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ione Fátima Souza da Silva, Universidade Estadual Mato Grosso (UNEMAT)

Pedagoga, Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica e Orientação Educacional. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática-PPGECM-UNEMAT-

ione.silva1@unemat.br -https://orcid.org/0000-0002-2069-6602

Sandra Moreno de Assis Santos, Unemat

MESTRANDO DO PPGECM

Referências

ABREU, Vanja Marina Prates. A calculadora como Recurso Didático nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Campo Grande, MS, 2009.

ALMEIDA, de L.F.H. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente-SP,v, n.2, p. 224-240, maio/agosto. 2015.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Presses Univcrsitaires de France. 1977. Tradução de Luís Antero Reta e Augusto Pinheiro. Edições 70.

BORBA, Marcelo de Carvalho; SILVA, Ricardo Scucuglia Rodrigues da; GADANIDIS, George. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília, DF, 2017.

D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Etnomatemática. São Paulo. Editora Ática, Blumenau, 1993.

LANDIM, Flavia. Reflexões e Discussões sobre a BNCC na Educação Básica-Parte II. Vitó-ria Espírito Santo, novembro de 2019. Disponível em: http://www.im.ufrj.br/flavia/estatistica_profmat_arquivos/mesa_redonda_2019_11_23_estatistica_BNCC.pdf. Acesso em: 26 jun. 2021.

KISTEMANN, Jr. A.M. Bolema, Rio Claro (SP), v.28, n 50, p.1579-1582, dez. 2014.

OLIVEIRA, Edvaldo Fialho de. A calculadora como ferramenta de aprendizagem / Edvaldo Fialho de Oliveira – Guaratinguetá: [s.n], 2011. 53 f.

OLIVEIRA, Mário André de. Proposta de Atividades com a Calculadora no Ensino Fun-damental. Campina Grande - PB Agosto/2013.

SELVA, A.C.V. BORBA, R.E.S.R. O uso da calculadora nos anos iniciais do ensino fun-damental. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

TURMINA, Juliano. A utilização de planilhas eletrônicas no Ensino Probabilidade e Esta-tística no Ensino Fundamental/Juliano Turminha -2019. 260 p.

Downloads

Publicado

2022-09-19

Como Citar

Souza da Silva, I. F., & Moreno de Assis Santos, S. . (2022). TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS NA PERSPECTIVA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Zeiki - Revista Interdisciplinar Da Unemat Barra Do Bugres, 3(1), 35–50. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/zeiki/article/view/5740