Desviante e a Cultura do Medo no Telejornalismo: um Estudo Sobre o Jornal do Almoço da RBS TV

Autores

  • CAROLINA BORGES GONÇALVES UFPEL
  • MICHELE NEGRINI UFPEL

DOI:

https://doi.org/10.30681/rccs.v10i2.4063

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a construção da imagem do desviante a partir de notícias de violência cotidiana no Jornal do Almoço e sobre a possibilidade da criação de uma cultura do medo entre os telespectadores. Este artigo consiste numa primeira etapa de um trabalho de conclusão de curso, no qual será realizado um estudo de recepção. Nesta etapa, serão utilizados apenas os primeiros procedimentos propostos por Thompson, na obra Ideologia e Cultura Moderna, para análise de uma matéria que trata de taxistas que impedem a fuga de um assaltante em Porto Alegre, veiculada em dezembro de 2013.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

CAROLINA BORGES GONÇALVES, UFPEL

Jornalista pela Universidade Federal de Pelotas

MICHELE NEGRINI, UFPEL

Doutora em Comunicação pela PUC-RS. Tem pós-doutorado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), no programa de pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Integrante do núcleo de pesquisadores do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Telejornalismo (GIPTele). E-mail: mmnegrini@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

2020-05-14

Como Citar

GONÇALVES, C. B., & NEGRINI, M. (2020). Desviante e a Cultura do Medo no Telejornalismo: um Estudo Sobre o Jornal do Almoço da RBS TV. Revista Comunicação, Cultura E Sociedade, 6(2), 004–016. https://doi.org/10.30681/rccs.v10i2.4063