Find new causes: o ativismo de marca nas campanhas publicitárias da Chevrolet Brasil

Autores

  • Luciana Panke UFPR
  • Bruno Hecke Becher

Palavras-chave:

Comunicação Publicitária, Propaganda, Ativismo de Marcas, Posicionamento

Resumo

Para juntarem-se às conversas de seus públicos e aumentarem seu brand equity, empresas em todo o mundo têm recorrido às práticas de ativismo de marca. Nesse sentido, a polarização que toma conta do Brasil desde 2013 serve como trampolim para a nova linha de comunicação politizada da Chevrolet. O estudo se concentra nos filmes publicitários dos modelos Cruze e S10 veiculados entre 2017 e 2020, período em que a montadora passou a inserir temas políticos em suas campanhas. Valendo-se do método de análise fílmica – baseada na investigação semiológica de Eco (1984) –, este artigo explora a construção da mensagem política nas comunicações da Chevrolet Brasil, buscando compreender a intencionalidade no discurso da montadora, bem como os códigos de linguagem publicitária que demonstram enviesamento político da mensagem.

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Publicado

2023-08-01

Como Citar

Panke, L., & Bruno Hecke Becher. (2023). Find new causes: o ativismo de marca nas campanhas publicitárias da Chevrolet Brasil. Revista Comunicação, Cultura E Sociedade, 8(2). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ccs/article/view/10434