Cidadania comunicativa e o redimensionamento do sujeito em inter-relações com os medios
perspectivas e problematizações
Palavras-chave:
cidadania comunicativa, sujeito comunicante, estudos de recepção, interculturalidadeResumo
A necessidade de romper com as perspectivas funcionalista, positivista e estruturalista que (ainda) alicerçam projetos de investigação e leituras sobre os meios e práticas de comunicação, sinaliza para uma compreensão que reposiciona o sujeito(a) (audiência, usuário, público, ouvinte etc.) nos processos comunicativos e midiáticos (MATTELART; MATTELART, 2004). As reflexões mobilizadas no texto repercutem os pressupostos da cidadania comunicativa num contexto intercultural e hibridizado, apresentando problematizações para futuras empreitadas cientificas que se apresentam dispostas a (re)pensar o sujeito(a) nas inter-relações com os medios.
Downloads
Referências
BONIN, Jiani Adriana. Questões metodológicas na construção de pesquisa sobre apropriação midiáticas. IN: MOURA, Cláudia Peixoto de; LOPES, M. Immacolata Vassalo de. (Orgs.) Pesquisa em comunicação: metodologias e práticas acadêmicas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2016. pp. 213-231.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. 1. Artes de fazer. Petrópolis. Vozes, 2014.
CORTINA, Adela. Cidadãos do mundo: para uma teoria da cidadania. São Paulo: Edições Loyola; 2005.
DOWBOR, Ladislau. O capitalismo se desloca: novas arquiteturas sociais. São Paulo: Edições SESC, 2020.
FREIRE, Paulo. Política e Educação: ensaios. São Paulo: Cortez, 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz & Terra, 2017.
GARCÍA CANCLINI, Néstor. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: EDUSP; 2019.
GUARESCHI, Pedrinho. O direito humano à comunicação: pela democratização da mídia. Petrópolis: Vozes, 2013.
MALDONADO, Efendy. Pensar os processos sociocomunicacionais em recepção na conjuntura latino-americana de transformação civilizadora. IN: BONIN, Jiani Adriana; ROSÁRIO, Nísia Martins do. (Orgs.) Processualidades metodológicas: configurações transformadoras em Comunicação. Florianópolis: Insular, 2013. pp. 87-103.
MALDONADO, Efendy. Perspectivas transmetodológicas na pesquisa de sujeitos comunicantes em processos de receptividade comunicativa. In: MALDONADO, Efendy (Org.). Panorâmica da investigação em comunicação no Brasil. Salamanca Espanha: Comunicación Social Ediciones y Publicaciones, 2014, p. 17-40.
MALDONADO, A. Efendy. A construção da cidadania científica como premissa de transformação sociocultural na contemporaneidade. Anais do XX Encontro Anual da Compós, GT Comunicação e Cidadania. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 14 a 17 de junho de 2011.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Diversidade em convergência. MATRIZes, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 15-33, 2014.
MATA, María Cristina. Comunicación y ciudadanía: problemas teórico-políticos de su articulación. Fronteiras – Estudos Midiáticos, São Leopoldo, v. 8, n. 1, pp. 5-15, 2006.
MATTELART, Armand; MATTELART, Michèle. Pensar as mídias. São Paulo: Edições Loyola; 2004.
MATTELART, Armand; VITALIS, André. De Orwell al cibercontrol. Barcelona: Gedisa, 2014.
SAGGIN, Lívia Freo. Educomunicação comunitária: horizontes para repensar a educomunicação, a comunicação comunitária e a cidadania comunicativa. 2020. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2020.
UNESCO. Um mundo e muitas vozes: Comunicação e informação na nossa época. Rio de Janeiro: FGV, 1983.