Construção da notícia: rotinas produtivas e o papel do jornalista no processo de produção

Autores

  • Amanda Noleto Universidade Federal do Ceará (UFC)

Palavras-chave:

Notícia, rotinas produtivas, produção, jornalista, newsmaking

Resumo

A notícia é aquilo que os jornalistas definem como tal, segundo Wolf (1992). Nesse contexto, o modus operandi bem como a cultura profissional e os processos de rotinização indicarão como o acontecimento deve ser trabalhado até transformar-se em notícia. Em caso de alterações no ciclo produtivo, o jornalista – o profissional – tem a flexibilidade necessária para suprir demandas advindas da situação e readaptar o processo, cumpre destacar, porém, que a determinação do que será notícia estará pautada, primeiramente, na viabilidade de produzir determinado conteúdo a partir dos recursos disponíveis, seja o tempo ou os instrumentos operacionais para isso. Assim, o presente artigo tem o objetivo de suscitar discussões teóricas, a partir de autores como Pena (2006), Silva (2018) e Wolf (1992), acerca do processo de construção da notícia por meio do estudo das rotinas produtivas e do papel fundamental do jornalista no decurso da produção noticiosa.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BREED, W. Controle social na redação. Uma análise funcional. In: TRAQUINA, Nelson. Jornalismo: questões, teorias e “estórias”. Lisboa: Veja, 1993.

MARTINS, M. de L. A sociedade da informação, as ciências da comunicação e da informação e a comunidade científica. In: PASSARELLI, B.; SILVA, A. M. da; RAMOS, F. (Org.). e-Infocomunicação: estratégias e aplicações – São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2014.

PENA, F. Teoria do Jornalismo. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2006.

SILVA, A. F. M. da S. A redação virtual e as rotinas produtivas nos novos arranjos econômicos alternativos às corporações de mídia. 2019. 233 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM/ECA/USP), Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.

SILVA, G. A engrenagem da noticiabilidade no meio redemoinho. In: Revista Observatório, Palmas, v. 4, n. 4, p. 308–333, jul./set. 2018.

SILVA, M. P. Significância social como dimensão da noticiabilidade. In: SILVA, G.; SILVA, M. P., FERNANDES, M. L. Critérios de noticiabilidade – problemas conceituais e aplicações. Florianópolis: Insular, 2014.

TRAQUINA, N. Teorias do Jornalismo, por que as notícias são como são. Florianópolis: Insular, 2. Ed., 2005.

TUCHMAN, G. In: TRAQUINA, Nelson, Jornalismo: Questões, Teorias e Estórias. 1. ed. Lisboa: Vega, 1993, p. 258-262.

VIZEU, A. Decidindo o que é notícia: os bastidores do telejornalismo. 1. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000.

VIZEU, A.; LEITE, F. Decidindo o que é notícia: 20 anos depois. Revista Observatório, v. 4, n. 4, p. 284-307, 29 jun. 2018. Acesso em 25 de jun. de 2020: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/5503.

WOLF, M. Teorias da Comunicação. 2. Ed. Lisboa: Editorial Presença, 1992.

Publicado

2023-08-01

Como Citar

Noleto, A. (2023). Construção da notícia: rotinas produtivas e o papel do jornalista no processo de produção. Revista Comunicação, Cultura E Sociedade, 8(2). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ccs/article/view/10645