Estratégias de direcionamento ao consumidor homoafetivo no discurso publicitário
Palavras-chave:
Discurso Publicitário., Estratégias, Consumidor homoafetivoResumo
Tendo em vista que a publicidade assume os valores do público a que se dirige, compreendendo, assim, práticas inerentes ao funcionamento social, objetivamos analisar estratégias utilizadas no discurso publicitário a fim de atingir direcionamento ao público homoafetivo. Para isso, utilizamos metodologia qualitativa de natureza documental, de acordo com os postulados da teoria da Análise do Discurso (FOUCAULT, 2001) e aporte teórico-bibliográfico a partir das contribuições de Foucault (2001, 2009), Baggio (2009), Busarello (2015) e Resende (2016). Por meio da análise de textos publicitários multimodais, evidenciou-se que, no Brasil, embora ocorra direcionamento das empresas ao público especificado, este ainda ocorre de maneira sutil e velada com o objetivo de manter o mercado consumidor em ascensão (pink Money) evitando, ao mesmo tempo, atrair sanções sociais de parcela da população.
Downloads
Referências
BAGGIO, A. T. A temática homossexual na publicidade: representação e estereótipos. In: XXXII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 2009, Curitiba, Anais.Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2009.
BASTOS, R. Criatividade em outdoor: Um estudo da campanha feito pra você - Itaú. Disponível em: http://www.unimar.br/pos/trabalhos/arquivos/c8d8ea9589a2fb3e8d2f81807ef048a1.pdf. Acesso em: 20 de maio de 2015.
BUSARELO, R. Tecnisa com o busca identificação púbico gay. Tecnisa. Disponível em: http://www.tecnisa.com.br/institucional-imprensa-noticia-09-11-2004+tecnisa+busca+identificacao+com+publico+gay.html. Acesso em fev. 2017.
CENTRAL DE OUTDOOR. Utilização do outdoor. Disponível em: http://www.centraldeoutdoor.com.br/?page_id=743. Acesso em: 17 nov. 2017.
COSTA, A.F.C. da. Estrutura da produção editorial dos periódicos biomédicos brasileiros. Trans-in-formação, Campinas, v. 1, n.1, p. 81-104, jan./abr. 1989.
CUNHA, L. O poderoso mercado gay. Isto É, São Paulo, 21 de jun. 2006. Seção Negócios. Disponível em: http://www.terra.com.br/istoedinheiro/457/negocios/poderoso_mercado_gay.htm#aqui. Acesso em: jan. 2016
FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária,2009.
__________, M. A ordem do discurso. 7. ed. São Paulo: Loyola, 2001.
KHAUAJA D. M. R.; MATTAR F. N. Construção e gestão de marcas no varejo brasileiro: o caso da DPASCHOAL. Fauze Najib Mattar – Artigos, 2007. Disponível em: <http://www.fauze.com.br/DOCUMENTOS/Constru%C3%A7%C3%A3o%20e%20gest%C3%A3o%20de%20marcas%20no%20varejo%20brasileiro%20o%20caso%20da.pdf> Acesso em: jan. 2017
PONZZI, A. Vamos direto ao assunto: target gay. Ideias WA. Disponível em: http://ideiaswa.blogspot.com/2010/03/target-gay.html. Acesso em fev 2016.
RESENDE, L. S. Homofobia e violência contra população LGBT no Brasil: uma revisão narrativa. 2016. 37 f. Monografia (Bacharelado em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016. SHAFF, A. História e verdade. São Paulo: Martins Fontes,1991.
ZAGATO, A. O acontecimento como fronteira de uma situação histórico-social. Arquivos da Memória – Antropologia, Escala e Memória, Lisboa, 2007 Disponível em: dialnet.unirioja.es/servlet/fichero_articulo?codigo=239176. Acesso em: fev. 2017.