Estratégias de direcionamento ao consumidor homoafetivo no discurso publicitário

Autores

Palavras-chave:

Discurso Publicitário., Estratégias, Consumidor homoafetivo

Resumo

Tendo em vista que a publicidade assume os valores do público a que se dirige, compreendendo, assim, práticas inerentes ao funcionamento social, objetivamos analisar estratégias utilizadas no discurso publicitário a fim de atingir direcionamento ao público homoafetivo. Para isso, utilizamos metodologia qualitativa de natureza documental, de acordo com os postulados da teoria da Análise do Discurso (FOUCAULT, 2001) e aporte teórico-bibliográfico a partir das contribuições de Foucault (2001, 2009), Baggio (2009), Busarello (2015) e Resende (2016). Por meio da análise de textos publicitários multimodais, evidenciou-se que, no Brasil, embora ocorra direcionamento das empresas ao público especificado, este ainda ocorre de maneira sutil e velada com o objetivo de manter o mercado consumidor em ascensão (pink Money) evitando, ao mesmo tempo, atrair sanções sociais de parcela da população.

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Biografia do Autor

  • Renata Ferreira Rios , Universidade de Pernambuco - UPE

    Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Goiás. Possui mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Graduada em Letras, Português e Inglês, pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é professora adjunta do curso de Letras, campus Petrolina, e do mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS) - multicampi Garanhuns, da Universidade de Pernambuco (UPE). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística Interacional, Análise do Discurso e Análise da Conversa. Suas pesquisas se expandem para os seguintes temas: (multi)letramentos, gêneros do discurso e ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino de Língua (GEPEL)

  • José Wesley dos Santos Silva, Universidade de Pernambuco - UPE

    Graduando em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Inglesa pela Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Petrolina. Atualmente é membro do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Linguagens - GEPEL no qual pesquisa sobre a multimodalidade e multiletramentos no contexto de sala de aula. Foi discente bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) onde se dedicou a pesquisar acerca da construção da linguagem nos meios digitais. É ainda Monitor bolsista da disciplina de Linguística I - Introdução aos Estudos Linguísticos da Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina.

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Publicado

2023-08-01

Como Citar

Estratégias de direcionamento ao consumidor homoafetivo no discurso publicitário. (2023). Revista Comunicação, Cultura E Sociedade, 8(2). https://periodicos.unemat.br/index.php/ccs/article/view/10868

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