Relações entre inovação e ensino

uso de jogos digitais para estudos em jornalismo especializado

Autores

  • Geraldo José Rodrigues Liska Universidade Federal de Alfenas Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Ensino de Jornalismo, Jornalismo especializado, Jogos Digitais, Educação

Resumo

Sabendo da importância da inovação digital no ensino e do uso de metodologias ativas cada vez mais necessárias na educação, apresentamos uma proposta de jogo digital para estudos em jornalismo especializado. Recorremos a Erbolato (1998), que explora como o jornalismo se adapta a diversas áreas do conhecimento. Também, utilizamos Gee (2003), Salen e Zimmerman (2004) e Steinkuehler e Duncan (2008), que destacam como os jogos podem ser ferramentas poderosas para o ensino e aprendizado no jornalismo. Kovach e Rosenstiel (2003) abordam a importância da precisão, veracidade e contexto na reportagem jornalística. Defendemos que é essencial para melhorar a qualidade das informações disponíveis ao público. Com o uso consciente e planejado, tanto a proposta apresentada como os jogos digitais de maneira geral podem ser uma ferramenta valiosa para estimular o interesse dos alunos, desenvolver habilidades jornalísticas e prepará-los para os desafios do campo jornalístico contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geraldo José Rodrigues Liska, Universidade Federal de Alfenas Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Estudos LInguísticos (UFMG)

Secretário Executivo da UNIFAL-MG

Referências

ERBOLATO, Mário. Jornalismo Especializado. São Paulo, Atlas. 1981.

ERBOLATO, Mário. Técnicas de Codificação em Jornalismo - redação captação e edição em jornal diário. 5 ed. São Paulo. Ática. 2002.

GEE, J. P. Bons videogames e boa aprendizagem. Revista Perspectiva, Florianópolis, v. 27, nº 1, p. 167-178, jan./ jun. 2009. Disponí¬vel em http://www.perspectiva.ufsc.br.

GEE, James Paul. What video games have to teach us about learning and literacy. Computers in entertainment (CIE), v. 1, n. 1, p. 20-20, 2003.

KOVACH, Bill, ROSENSTIEL, Tom. Os elementos do jornalismo: o que os jornalistas devem saber e o público exigir. São Paulo: Geração Editorial, 2003.

NELKIN, Dorothy. Selling Science: How the press covers science and technology. New York: W.H. Freeman and Company, 1995.

SALEN, Katie; ZIMMERMAN, Eric. Regras do jogo: fundamentos do design de jogos (vol. 3). Editora Blucher, 2012.

STEINKUEHLER, Constance; DUNCAN, Sean. Scientific habits of mind in virtual worlds. Journal of Science Education and Technology, v. 17, p. 530-543, 2008.

TUCHMAN, Gaye. Making news: A study in the construction of reality. 1978.

Downloads

Publicado

2024-05-02

Como Citar

Rodrigues Liska, G. J. (2024). Relações entre inovação e ensino: uso de jogos digitais para estudos em jornalismo especializado. Revista Comunicação, Cultura E Sociedade, 9(1). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ccs/article/view/11941