Uma revisão necessária da visualização sintética no jornalismo
A hiperinfografia como nova estrutura dinâmica
Palavras-chave:
infografia, jornalismo, hiperinfografia, design da informação, visualizaçãoResumo
O artigo faz uma revisão das fases/gerações da infografia a partir do entrelaçamento com estudos já consolidados na literatura e do jornalismo pós-industrial. Esta dinâmica no formato baseia-se nas modificações de sua estrutura que levam, inclusive, às alterações nas práticas de produção e na interatividade do usuário com o computador. Dessa forma, este estudo se propõe a revisitar conceitualmente e trabalhar as categorias evolutivas em termos de visualização sintética. Para isso: a) considera que esse conceito atua como norteador do debate empreendido tendo em vista a trajetória evolutiva marcada pelas metamorfoses das produções infográficas multimidiáticas; b) o Jornalismo pós-industrial se constitui como espaço interativo que renovam o modo de produção dos infográficos na web; c) As características dos infográficos devem ser refletidas em novas bases desafiadoras na ecologia midiática. Nesta direção, retratamos as experimentações infográficas que surgiram historicamente, para que se entenda a sua natureza a partir de um levantamento diacrônico até o momento recente, com participação cada vez mais efetiva do usuário diante das potencialidades de imersão dos hiperinfográficos.
Downloads
Referências
AMARAL, Ricardo Castilhos Gomes. Infográfico Jornalístico de Terceira Geração: Análise do Uso da Multimidialidade na Infografia. Florianópolis. 2010. Dissertação. Universidade Federal de Santa Catarina.
ANDERSON, C.; BELL, Emily e SHIRKY, Clay. Jornalismo pós-industrial: adaptação aos novos tempos. In: Revista de Jornalismo ESPM, n. 5, ano 2, São Paulo, p. 30-89, abril/maio/junho 2013
ANDRADE , Rafael de Castro. Infográficos animados e interativos em saúde: um estudo sobre a compreensão de notícias. 2014 (dissertação de mestrado). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 174 f.
AGUILERA, Miguel; VIVAR, Hipólito (1990) La infografia. Las nuevas imágenes de la comunicación audiovisual en España. Madrid, Fundesco.
ARÉVALO, Gabriela. La infografía interactiva: Un género por desarrollar. Chasqui: Revista Latinoamericana de Comunicación, 107, 64-67. 2009.
BARBOSA, Suzana. Jornalismo Digital em Bases de Dados (JDBD): um paradigma para produtos jornalísticos digitais dinâmicos. 2007. Tese (Doutorado) – FACOM, UFBA, Salvador.
CHIMENO, Mario. El efecto de los hitos en la infografía interactiva: un estudio comparativo basado en el 11-S. 2003. Tese (Doutoral) - Facultad de Comunicación, Universidad Pontificia de Salamanca.
CAIRO, Alberto. Coberturas infográficas de actualidad inmediata. 2004. Disponível em: http://www.albertocairo.com/infografia/articulos/2004/actualidadinmediata.html. Acesso em: 22 mar. 2005.
______. Infografía 2.0: visualización interactiva de información en prensa. Madrid: Alamut, 2008b.
CORDEIRO, W. R. Hiperinfografia: uma proposta para o infográfico de quarta geração. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-graduação em Jornalismo, Florianópolis, 2019.
CORDEIRO, William Robson. Infografia Interativa na Redação – O Exemplo do Diário do Nordeste. Mossoró, RN. Sarau das Letras. 2013.
DE PABLOS, José Manuel. Infoperiodismo: el Periodista como Creador de Infografia. Madrid: Síntesis, 1999.
DUARTE, M. A. G. Infografia Digital. Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Instituto de Comunicação da NOVA - ICNOVA. Disponível em: https://run.unl.pt/handle/10362/146399
FERNÁNDEZ-LADREDA, Rafael Cores. Infográficos multimedia: el mejor ejemplo de noticias hipertextuales. Mediaccionline, Mayo 2004. Disponível em: http://www.mediaccion.com/mediaccionline/temas/periodigital/object.php?o=162
Acesso em: 17 jan 2024
GARROTI, Carina Pascotto. O conceito da convergência midiática na infografia animada no portal do Almanaque Abril. Vozes & Diálogo, Itajaí, v. 16, n. 01, jan./jun. 2017
Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/9550
JANÉ, M. B. La infografía aplicada al periodismo científico. Chasqui: Revista Iberoamericana de Comunicación. N.66, junho 1999. Disponível em: https://idus.us.es/bitstream/handle/11441/44135/511-910-1-SM.pdf?sequence=1
LONGHI, Raquel Ritter; CORDEIRO, William Robson. No jornalismo imersivo, o infográfico é hiper. Líbero, São Paulo, v. 42, n. 21, p.159-174. 2018. Semestral. Disponível em: https://bit.ly/3456bsZ. Acesso em: 02 dez. 2023.
LONGHI, Raquel Ritter. O turning point da grande reportagem multimídia. Revista FAMECOS (Online), v. 21, p. 897-917, 2014. Disponível em: https://bit.ly/3M3EtDf Acesso em: 4 out. 2023.
___________. Narrativas imersivas no ciberjornalismo. Entre interfaces e Realidade Virtual. RIZOMA, v. 5, p. 224-234, 2017. Disponível em: https://bit.ly/3SBWbAh Acesso em: 4 out. 2022.
LANGER, J; ZEILLER, M. Evaluation of the user experience of interactive infographics in online newspapers. 21ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE VISUALIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO, IV 2017, Londres, Reino Unido, 11 a 14 de julho de 2017. Disponível em https://dblp.uni-trier.de/pers/hd/z/Zeiller:Michae
MIELNICZUK, Luciana. Sistematizando alguns conhecimentos sobre jornalismo na web. In: MACHADO, Elias; PALACIOS, Marcos. Modelos de Jornalismo Digital. Salvador, Calandra, 2003, pp. 37-54.
MURRAY, Janet H. Hamlet no holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. Tradução: Elissa Khoury Daher, Marcelo Fernandez Cuzziol. São Paulo: Itaú Cultural: Unesp, 2003.
OCHOA, Beatriz Elena Marín. La Infografia Digital – Una Nueva Forma de Comunicación. Barcelona. Tese. Universidad Autónoma de Barcelona. 2009.
PAVLIK, John. Journalism and new media. 1a edição. Nova Iorque (EUA): Columbia University Press, 2001.
PALACIOS, Marcos. Ruptura, continuidade e potencialização no jornalismo on-line: o lugar da memória. In: MACHADO, Elias e PALACIOS, Marcos. Modelos de Jornalismo Digital. Salvador, Calandra, 2003.
PELTZER, Gonzalo. Jornalismo Iconográfico. Lisboa: Planeta, 1991.
RAJAMANICKAM, Venkatesh. Infographics seminar handout. 2005. Disponível em: http://www.albertocairo.com/infografia/noticias/2005/infographichandout.pdf Acesso em: 19 nov. 2005.
RANIERI, Paulo Rodrigo. A infografia digital animada como recurso para a transmissão da informação em sites de notícia. In: Revista de Ciências da Informação e Comunicação do Cetac, 2008. Disponível em: http://prisma.cetac.up.pt/edicao_n7_dezembro_de_2008/a_infografia_digital_animada_c.html
RIBAS, Beatriz. A narrativa webjornalística: um estudo sobre modelos de composição no ciberespaço. 2005. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia. Salvador.
RIBEIRO, Susana Almeida. Infografia de imprensa: história e análise ibérica comparada. Portugal: Minerva Coimbra, 2008.
RODRIGUES, Adriana Alves. Infografia Interativa em Base de Dados no Jornalismo Digital. Salvador. 2009. Dissertação. Universidade Federal da Bahia.
ROST, Alejandro. Interatividade: Definições, estudos e tendências. In: CANAVILHAS, João (Org.) Webjornalismo: 7 características que marcam a diferença. Livros LabCom, 2014.
SANCHO, José Luis Valero. La Infografia: Técnicas, Análisis y Usos Periodísticos. Barcelona: Universitat Autònoma de Barcelona, 2001.
______. El relato en la infografia digital. In: DÍAZ, J.; SALAVERRÍA, R. (orgs). Manual de Redacción Ciberperiodística. Barcelona: Ariel Comunicación, 2003.
SANCHO, José Luis Valero. Infografia Digital. La visualización sintética. Barcelona. 240 páginas. Bosch, 2012.
SALAVERRÍA, Ramón. Convergencia de medios. Revista Latinoamericana de Comunicación – Chasqui 81. Março de 2003. Disponível em: http://chasqui.comunica.org/content/view/190/64/
SALAVERRÍA, Ramón e CORES, Rafael. Géneros periodísticos en los cibermedios hispanos. In: SALAVERRIA, Ramon (coord.).Cibermedios – el impacto de internet en los medios de comunicación en España. Sevilla: Comunicación Social, 2005.
SANTAELLA, Lucia. Navegar no ciberespao: o perfil cognitivo. do leitor imersivo. . São Paulo: Paulus, 2004.
SCHWINGEL, Carla. Jornalismo digital de quarta geração: a emergência de sistemas automatizados para o processo de produção industrial no jornalismo digital. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÔS, 15., 2005. Anais eletrônicos… 2005. Disponível em: http://www.ufrgs.br/gtjornalismocompos/estudos2005.htm. Acesso em: 7 abr. 2007.
SOJO, Carlos Abreu. Periodismo Iconográfico: ¿Es la infografía un género periodístico? Revista Latina de Comunicación Social, La Laguna, Tenerife, n. 51, jun.-sept. 2002. Disponível em: http://www.ull.es/publicaciones/latina/2002abreujunio5101.htm. Acesso em: 16 jun. 2004.
STOVALL, Jame Glen. Infographics: a journalist’s guide. Massachusetts: Allyn and Bacon, 1997.
TEIXEIRA, Tattiana; RINALDI, Mayara. Promessas para o futuro: as características do infográfico no ciberjornalismo a partir de um estudo exploratório. In: 6o. Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2008, S. Bernardo do Campo. Anais… Brasília: SBPJor, 2008
VIZOSO, Ángel. El papel de la infografía en la versión online del diario Marca en el año 2017. Libro de Comunicaciones del Vi Congreso Internacional de La Ae-ic. - ´comunicaciÓn y Conocimiento´ Sección: Producción y Circulación de Contenidos, Salamanca, v. 6, n. 1, p.1-24, 01 jul. 2018. Anual. Editado por Asociación Española de Investigación de la Comunicación. Disponível em: https://bit.ly/2. Acesso em: 12 jan. 2024
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Comunicação, Cultura e Sociedade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.