Uma revisão necessária da visualização sintética no jornalismo

A hiperinfografia como nova estrutura dinâmica

Autores

  • WILLIAM ROBSON CORDEIRO SILVA UERN

Palavras-chave:

infografia, jornalismo, hiperinfografia, design da informação, visualização

Resumo

O artigo faz uma revisão das fases/gerações da infografia a partir do entrelaçamento com estudos já consolidados na literatura e do jornalismo pós-industrial. Esta dinâmica no formato baseia-se nas modificações de sua estrutura que levam, inclusive, às alterações nas práticas de produção e na interatividade do usuário com o computador. Dessa forma, este estudo se propõe a revisitar conceitualmente e trabalhar as categorias evolutivas em termos de visualização sintética. Para isso: a) considera que esse conceito atua como norteador do debate empreendido tendo em vista a trajetória evolutiva marcada pelas metamorfoses das produções infográficas multimidiáticas; b) o Jornalismo pós-industrial se constitui como espaço interativo que renovam o modo de produção dos infográficos na web; c) As características dos infográficos devem ser refletidas em novas bases desafiadoras na ecologia midiática. Nesta direção, retratamos  as experimentações infográficas que surgiram historicamente, para que se entenda a sua natureza a partir de um levantamento diacrônico até o momento recente, com participação cada vez mais efetiva do usuário diante das potencialidades de imersão dos hiperinfográficos. 

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

AMARAL, Ricardo Castilhos Gomes. Infográfico Jornalístico de Terceira Geração: Análise do Uso da Multimidialidade na Infografia. Florianópolis. 2010. Dissertação. Universidade Federal de Santa Catarina.

ANDERSON, C.; BELL, Emily e SHIRKY, Clay. Jornalismo pós-industrial: adaptação aos novos tempos. In: Revista de Jornalismo ESPM, n. 5, ano 2, São Paulo, p. 30-89, abril/maio/junho 2013

ANDRADE , Rafael de Castro. Infográficos animados e interativos em saúde: um estudo sobre a compreensão de notícias. 2014 (dissertação de mestrado). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 174 f.

AGUILERA, Miguel; VIVAR, Hipólito (1990) La infografia. Las nuevas imágenes de la comunicación audiovisual en España. Madrid, Fundesco.

ARÉVALO, Gabriela. La infografía interactiva: Un género por desarrollar. Chasqui: Revista Latinoamericana de Comunicación, 107, 64-67. 2009.

BARBOSA, Suzana. Jornalismo Digital em Bases de Dados (JDBD): um paradigma para produtos jornalísticos digitais dinâmicos. 2007. Tese (Doutorado) – FACOM, UFBA, Salvador.

CHIMENO, Mario. El efecto de los hitos en la infografía interactiva: un estudio comparativo basado en el 11-S. 2003. Tese (Doutoral) - Facultad de Comunicación, Universidad Pontificia de Salamanca.

CAIRO, Alberto. Coberturas infográficas de actualidad inmediata. 2004. Disponível em: http://www.albertocairo.com/infografia/articulos/2004/actualidadinmediata.html. Acesso em: 22 mar. 2005.

______. Infografía 2.0: visualización interactiva de información en prensa. Madrid: Alamut, 2008b.

CORDEIRO, W. R. Hiperinfografia: uma proposta para o infográfico de quarta geração. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-graduação em Jornalismo, Florianópolis, 2019.

CORDEIRO, William Robson. Infografia Interativa na Redação – O Exemplo do Diário do Nordeste. Mossoró, RN. Sarau das Letras. 2013.

DE PABLOS, José Manuel. Infoperiodismo: el Periodista como Creador de Infografia. Madrid: Síntesis, 1999.

DUARTE, M. A. G. Infografia Digital. Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Instituto de Comunicação da NOVA - ICNOVA. Disponível em: https://run.unl.pt/handle/10362/146399

FERNÁNDEZ-LADREDA, Rafael Cores. Infográficos multimedia: el mejor ejemplo de noticias hipertextuales. Mediaccionline, Mayo 2004. Disponível em: http://www.mediaccion.com/mediaccionline/temas/periodigital/object.php?o=162

Acesso em: 17 jan 2024

GARROTI, Carina Pascotto. O conceito da convergência midiática na infografia animada no portal do Almanaque Abril. Vozes & Diálogo, Itajaí, v. 16, n. 01, jan./jun. 2017

Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/9550

JANÉ, M. B. La infografía aplicada al periodismo científico. Chasqui: Revista Iberoamericana de Comunicación. N.66, junho 1999. Disponível em: https://idus.us.es/bitstream/handle/11441/44135/511-910-1-SM.pdf?sequence=1

LONGHI, Raquel Ritter; CORDEIRO, William Robson. No jornalismo imersivo, o infográfico é hiper. Líbero, São Paulo, v. 42, n. 21, p.159-174. 2018. Semestral. Disponível em: https://bit.ly/3456bsZ. Acesso em: 02 dez. 2023.

LONGHI, Raquel Ritter. O turning point da grande reportagem multimídia. Revista FAMECOS (Online), v. 21, p. 897-917, 2014. Disponível em: https://bit.ly/3M3EtDf Acesso em: 4 out. 2023.

___________. Narrativas imersivas no ciberjornalismo. Entre interfaces e Realidade Virtual. RIZOMA, v. 5, p. 224-234, 2017. Disponível em: https://bit.ly/3SBWbAh Acesso em: 4 out. 2022.

LANGER, J; ZEILLER, M. Evaluation of the user experience of interactive infographics in online newspapers. 21ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE VISUALIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO, IV 2017, Londres, Reino Unido, 11 a 14 de julho de 2017. Disponível em https://dblp.uni-trier.de/pers/hd/z/Zeiller:Michae

MIELNICZUK, Luciana. Sistematizando alguns conhecimentos sobre jornalismo na web. In: MACHADO, Elias; PALACIOS, Marcos. Modelos de Jornalismo Digital. Salvador, Calandra, 2003, pp. 37-54.

MURRAY, Janet H. Hamlet no holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. Tradução: Elissa Khoury Daher, Marcelo Fernandez Cuzziol. São Paulo: Itaú Cultural: Unesp, 2003.

OCHOA, Beatriz Elena Marín. La Infografia Digital – Una Nueva Forma de Comunicación. Barcelona. Tese. Universidad Autónoma de Barcelona. 2009.

PAVLIK, John. Journalism and new media. 1a edição. Nova Iorque (EUA): Columbia University Press, 2001.

PALACIOS, Marcos. Ruptura, continuidade e potencialização no jornalismo on-line: o lugar da memória. In: MACHADO, Elias e PALACIOS, Marcos. Modelos de Jornalismo Digital. Salvador, Calandra, 2003.

PELTZER, Gonzalo. Jornalismo Iconográfico. Lisboa: Planeta, 1991.

RAJAMANICKAM, Venkatesh. Infographics seminar handout. 2005. Disponível em: http://www.albertocairo.com/infografia/noticias/2005/infographichandout.pdf Acesso em: 19 nov. 2005.

RANIERI, Paulo Rodrigo. A infografia digital animada como recurso para a transmissão da informação em sites de notícia. In: Revista de Ciências da Informação e Comunicação do Cetac, 2008. Disponível em: http://prisma.cetac.up.pt/edicao_n7_dezembro_de_2008/a_infografia_digital_animada_c.html

RIBAS, Beatriz. A narrativa webjornalística: um estudo sobre modelos de composição no ciberespaço. 2005. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia. Salvador.

RIBEIRO, Susana Almeida. Infografia de imprensa: história e análise ibérica comparada. Portugal: Minerva Coimbra, 2008.

RODRIGUES, Adriana Alves. Infografia Interativa em Base de Dados no Jornalismo Digital. Salvador. 2009. Dissertação. Universidade Federal da Bahia.

ROST, Alejandro. Interatividade: Definições, estudos e tendências. In: CANAVILHAS, João (Org.) Webjornalismo: 7 características que marcam a diferença. Livros LabCom, 2014.

SANCHO, José Luis Valero. La Infografia: Técnicas, Análisis y Usos Periodísticos. Barcelona: Universitat Autònoma de Barcelona, 2001.

______. El relato en la infografia digital. In: DÍAZ, J.; SALAVERRÍA, R. (orgs). Manual de Redacción Ciberperiodística. Barcelona: Ariel Comunicación, 2003.

SANCHO, José Luis Valero. Infografia Digital. La visualización sintética. Barcelona. 240 páginas. Bosch, 2012.

SALAVERRÍA, Ramón. Convergencia de medios. Revista Latinoamericana de Comunicación – Chasqui 81. Março de 2003. Disponível em: http://chasqui.comunica.org/content/view/190/64/

SALAVERRÍA, Ramón e CORES, Rafael. Géneros periodísticos en los cibermedios hispanos. In: SALAVERRIA, Ramon (coord.).Cibermedios – el impacto de internet en los medios de comunicación en España. Sevilla: Comunicación Social, 2005.

SANTAELLA, Lucia. Navegar no ciberespao: o perfil cognitivo. do leitor imersivo. . São Paulo: Paulus, 2004.

SCHWINGEL, Carla. Jornalismo digital de quarta geração: a emergência de sistemas automatizados para o processo de produção industrial no jornalismo digital. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÔS, 15., 2005. Anais eletrônicos… 2005. Disponível em: http://www.ufrgs.br/gtjornalismocompos/estudos2005.htm. Acesso em: 7 abr. 2007.

SOJO, Carlos Abreu. Periodismo Iconográfico: ¿Es la infografía un género periodístico? Revista Latina de Comunicación Social, La Laguna, Tenerife, n. 51, jun.-sept. 2002. Disponível em: http://www.ull.es/publicaciones/latina/2002abreujunio5101.htm. Acesso em: 16 jun. 2004.

STOVALL, Jame Glen. Infographics: a journalist’s guide. Massachusetts: Allyn and Bacon, 1997.

TEIXEIRA, Tattiana; RINALDI, Mayara. Promessas para o futuro: as características do infográfico no ciberjornalismo a partir de um estudo exploratório. In: 6o. Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2008, S. Bernardo do Campo. Anais… Brasília: SBPJor, 2008

VIZOSO, Ángel. El papel de la infografía en la versión online del diario Marca en el año 2017. Libro de Comunicaciones del Vi Congreso Internacional de La Ae-ic. - ´comunicaciÓn y Conocimiento´ Sección: Producción y Circulación de Contenidos, Salamanca, v. 6, n. 1, p.1-24, 01 jul. 2018. Anual. Editado por Asociación Española de Investigación de la Comunicación. Disponível em: https://bit.ly/2. Acesso em: 12 jan. 2024

Downloads

Publicado

2024-08-17

Como Citar

Uma revisão necessária da visualização sintética no jornalismo: A hiperinfografia como nova estrutura dinâmica. (2024). Revista Comunicação, Cultura E Sociedade, 9(1). https://periodicos.unemat.br/index.php/ccs/article/view/12211

Artigos Semelhantes

1-10 de 146

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.