Entrevista “Enio Moraes Júnior” REFELXÕES SOBRE A DOCÊNCIA EM JORNALISMO

Autores

  • Luciano Victor Barros Maluly Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.30681/rccs.v8i8.1276

Palavras-chave:

Formação do Jornalismo, Docência em Comunicação, Cidadania, Interesse Público

Resumo

A formação do jornalista é uma discussão sempre presente no universo profissional e acadêmico, seja nos congressos, nas salas de aula e nas redações. Dentre as principais questões, revelam-se a defesa da ética, da cidadania e do interesse público como características intrínsecas ao fazer jornalístico, assim como o alerta e a adaptação diante das constantes transformações tecnológicas e dos modelos de gerir e produzir conteúdos. Uma missão árdua para os professores dos cursos de comunicação, especialmente os de jornalismo que, da mesma forma, necessitam estar preparados para desafios, como as mudanças curriculares, os passaralhos, a ausência de investimento nas faculdades, a declínio dos impressos (entre eles, os jornais-laboratórios), entre outros fatores que interferem na profissão.

O atual professor do Curso de jornalismo e do Mestrado Profissional em Produção Jornalística e Mercado da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/SP), Enio Moraes Júnior, conhece o universo tanto das faculdades públicas, como das privadas. Foi docente na Universidade Federal de Sergipe (UFS) e nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAM), além de pesquisador na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo e na Universidade do Minho, em Braga (Portugal), entre outras.

Nesta entrevista, o autor do livro Formação de Jornalistas: elementos para uma pedagogia de ensino do interesse público (Editora Annablume, 2013) aponta caminhos ao jornalismo pelo olhar do docente preocupado não só com os seus alunos, mas também com o futuro de um dos mais nobres (e atualmente criticados) ofícios da história da humanidade.   

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luciano Victor Barros Maluly, Universidade de São Paulo
    Doutor em Ciências da Comunicação e professor, ambos na ECA-USP

Referências

MORAES JÚNIOR, Enio. Formação de Jornalistas: elementos para uma pedagogia de ensino do interesse público (Editora Annablume, 2013)

Downloads

Publicado

2018-12-11

Como Citar

Entrevista “Enio Moraes Júnior” REFELXÕES SOBRE A DOCÊNCIA EM JORNALISMO. (2018). Revista Comunicação, Cultura E Sociedade, 5(2), 122-127. https://doi.org/10.30681/rccs.v8i8.1276

Artigos Semelhantes

1-10 de 148

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.