Os discursos e os sujeitos nas concepções da AD e a sua aplicação para as políticas públicas de saúde para ciganos

Autores

  • Aluízio de Azevedo Silva Júnior Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

DOI:

https://doi.org/10.30681/rccs.v5i5.1638

Palavras-chave:

Comunicação e Saúde, Cultura, Sociedade

Resumo

O Trabalho discute as categorias analíticas vinculadas a Análise de Discursos Sociais, especialmente os conceitos de polifonia e dialogismo, como propõe o filósofo Russo Mikhail Bakhtin, e como tais ferramentas podem ser úteis para analisar dispositivos de comunicação e poder vinculados aos processos de comunicação e mediações (produção, circulação e apropriação) presentes nas políticas públicas de saúde para ciganos no Brasil e em Portugal.

Biografia do Autor

Aluízio de Azevedo Silva Júnior, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Aluízio de Azevedo é cigano Calon, Jornalista, especialista em cinema, mestre em educação e doutorando em Comunicação e Saúde. Atualmente é jornalista concursado do ministério da Saúde e atua na Assessoria de Comunicação do Núcleo estadual do órgão no Rio de Janeiro.

Referências

ARAÚJO, I. S. Mercado Simbólico: interlocução, luta e poder: um modelo para as políticas públicas, Rio de Janeiro: 2002. Tese - Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

ARAÚJO, I. S. & CARDOSO, J. M. (2007), Comunicação e saúde, Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz.

BAKHTIN, ;M. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Ed. Hucite,

BRANDÃO, H. N. Helena. Introdução à Análise de Discursos. Campinas, SP: Ed. da Unicamp, 1995.

MAINGUINEAU. D. Novas Tendências em Análise de Discurso. Campinas, SP: Ed. da Unicamp, 1997.

MOONEN, F. Anticiganismo: Os ciganos na Europa e no Brasil. Recife, PE: 2011. Disponível em: http://www.dhnet.org.br/direitos/sos/ciganos/a_pdf/1_fmanticiganismo2011.pdf

SILVA JÚNIOR, Aluízio de Azevedo. “A liberdade na aprendizagem ambiental cigana dos mitos e ritos Kalon”, 2009, 267p. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação e Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá-MT, 2009. Disponível em:

<http://www.ie.ufmt.br/ppge/dissertacoes/index.php?autor_nome=Alu%EDzio+de+Azevedo+ Silva+J%FAnior&ano_base=2009&palavra_chave=&orientador=>

SZSÁK, R. Informe de la relatora especial sobre cuestiones de las minorias. Organização das Nações Unidas. Genebra, 2015.

RIBEIRO, A. G. Mikhail Bakhtin: Semiologia e Análise do Discurso. Apresentação em power point. Universidade Feral do Rio de Janeiro (UFRJ), 2016.

Downloads

Publicado

2015-11-27

Como Citar

Silva Júnior, A. de A. (2015). Os discursos e os sujeitos nas concepções da AD e a sua aplicação para as políticas públicas de saúde para ciganos. Revista Comunicação, Cultura E Sociedade, 3(1). https://doi.org/10.30681/rccs.v5i5.1638