Revista Nova Escola x Revista Educação: Diálogos e Silêncios sobre a posse do Ministro da Educação Mendonça Filho

Autores

  • Rafael Rodrigues Lourenço Marques Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Rosely Aparecida Romanelli Aparecida Romanelli

DOI:

https://doi.org/10.30681/rccs.v5i5.1639

Palavras-chave:

Revistas Especializadas. Estudos Culturais. Ética da Informação. Ética jornalística.

Resumo

Este trabalho se trata de um recorte de uma pesquisa maior desenvolvida no Projeto Diálogos e Silêncios: entre periódicos científicos e revistas especializadas em educação. Trata-se de um estudo comparativo cujo objetivo foi a apreensão do conteúdo ético-informativo de duas matérias publicadas pelas revistas Nova Escola e Educação, por ocasião da troca de ministros da pasta da Educação do Governo Federal. A análise de conteúdo das matérias de cada revista seguirá a linha utilizada no projeto maior, sob perspectiva hermenêutica, de empoderamento através da informação, abarcando ainda conceitos sobre a ética profissional jornalística e informacional, e a perspectiva epistêmica da Escola de Birmingham (Estudos Culturais). Os veículos analisados são entendidos aqui como produtos culturais, pela lógica dos Estudos Culturais. Em síntese, infere-se que o fato da Revista Nova Escola publicar uma matéria mais curta e seca, pode ter ligação com o momento de transição que a revista passa, mudando de uma fundação para outra. A Revista Educação tradicionalmente costuma redigir suas reportagens de maneira mais aprofundada, apresentando dados que apontam o debate das situações sobre as quais escreve, sejam elas pesquisas, políticas públicas ou, como nesse caso, a mudança de ministro e tudo o que este fato mobiliza no quadro educacional do país no contexto pós-golpe.

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Publicado

2015-11-27

Como Citar

Revista Nova Escola x Revista Educação: Diálogos e Silêncios sobre a posse do Ministro da Educação Mendonça Filho. (2015). Revista Comunicação, Cultura E Sociedade, 3(1). https://doi.org/10.30681/rccs.v5i5.1639

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