O jornalismo como prática discursiva de transformação social ou de manutenção das desigualdades de gênero?

Autores

  • Jessica Gustafson Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Fernanda Nascimento Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.30681/rccs.v1i1.2592

Palavras-chave:

Jornalismo, Discurso, Estudos de Gênero, Desigualdade Social, Transformação Social

Resumo

Propomos neste artigo uma reflexão sobre o jornalismo e sua tendência de atuar em consenso com a sociedade, fazendo circular discursos que reproduzem as relações de gênero e de poder hegemônicas e atuando na manutenção das desigualdades e violências simbólicas, no que se refere às mulheres e seus atravessamentos de raça, orientação sexual, classe e geração. Os Estudos de Gênero e a teoria da Análise Crítica do Discurso serão acionados na tentativa de propor uma atuação mais posicionada do campo para que se torne uma prática discursiva de mudança social.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jessica Gustafson, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc). Especialista em Gênero e Sexualidade pelo Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CLAM/IMS/UERJ). É graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2010). Integra a organização do coletivo Gemis (Gênero, Mídia e Sexualidade), de Porto Alegre.

Fernanda Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda no Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra em Comunicação Social, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio grande do Sul (PUCRS) e bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, na mesma instituição.

Referências

ALLAN, Stuart. O jornalismo e a cultura da alteridade. Brazilian Journalism Research, v. 6, n. 2, Brasília: UNB, 2010.

BENTO, Berenice Alves de Melo. O que é transexualidade? São Paulo: Brasiliense, 2012.

DEMENECK, Ben-Hur. Objetividade Jornalística: o debate contemporâneo do conceito. 133 f. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Jornalismo. Florianópolis: UFSC, 2009.

ESCOSTEGUY, Ana Carolina D.; MESSA, Márcia Rejane. Os estudos de gênero na pesquisa em comunicação no Brasil [p.65-82]. Contemporânea, v.4, n.2, São Carlos: UFSCar, 2006.

FAIRCLOUGH, Norman. Análise Crítica do Discurso como método em pesquisa social científica [p. 307-329]. Tradução Iran Ferreira de Melo, Linha D'Água, v. 25, n. 2, São Paulo: USP, 2012.

FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e Mudança Social. Brasília: Editora Unb, 2001.

HACKETT, Robert A. Declínio de um paradigma? A parcialidade e a objetividade nos estudos dos media noticiosos. IN: Traquina, Nelson. Jornalismo: Questões, teorias e “estórias”, Lisboa: Vega, 1999.

HALL, Stuart et al. A produção social das notícias: o mugging nos media [p.224-247]. In: TRAQUINA, Nelson (Org). Jornalismo: questões, teorias e estórias. Lisboa: Veja, 1999.

LAURETIS, Teresa de. A tecnologia do gênero. Tradução de Suzana Funck. In: HOLLANDA, Heloisa (Org.). Tendências e impasses: o feminismo como crítica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. p. 206-242. http://marcoaureliosc.com.br/cineantropo/lauretis.pdf

LORDE, Audre. Textos escolhidos. Herética Difusão Lesbofeminista Independente, s.d.

MARTINEZ, Monica et al. Estudos de gênero na pesquisa em jornalismo no Brasil: uma tênue relação. Revista Famecos - Midia, Cultura e Tecnologia, v. 23, n.2, Porto Alegre: PUCRS, 2016.

MOITA LOPES, Luiz Paulo da. “Falta homem até pra homem”: a construção da masculinidade hegemônica no discurso midiático [pp. 131-157]. In: HEBERLE, Viviane Maria; OSTERMANN, Ana Cristina; FIGUEIREDO, Débora de Carvalho (Org.). Linguagem e gênero: no trabalho, na mídia e em outros contextos. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2006.

MORAES. Dênis de. Comunicação, hegemonia e contra-hegemonia: A contribuição teórica de Gramsci [p. 54-77]. Revista Debates, v.4, n.1, Porto Alegre,: UFRGS, 2010.

PELÚCIO, Larissa. Subalterno quem, cara pálida? Apontamentos às margens sobre pós-colonialismos, feminismos e estudos queer [p. 395-418]. Contemporânea, v.2, n.2, São Carlos: UFSCar, 2012.

RESENDE, Viviane de Melo; RAMALHO, Viviane C. Vieira Sebba. Análise de discurso crítica, do modelo tridimensional à articulação entre práticas: implicações teórico-metodológicas [p. 185-207]. Linguagem em (Dis)curso - LemD, v. 5, n.1, Tubarão: Unisul, 2004.

SCOTT, J. Gênero, uma categoria útil de análise histórica [p. 71–99]. Revista Educação e Realidade, v. 20, n. 2, Porto Alegre: Ufrgs, 1995.

SCHMIDT, Terezinha. Refutações ao feminismo: (des)compassos da cultura letrada brasileira [p. 765-799]. Revista Estudos Feministas, v.14, n.3, Florianópolis: UFSC, 2006.

VEIGA DA SILVA, Marcia. Masculino, o gênero do jornalismo: modos de produção das notícias. Florianópolis: Insular, 2014.

VEIGA DA SILVA, Marcia. Saberes para a profissão, sujeitos possíveis: um olhar sobre a formação universitária dos jornalistas e a implicação dos regimes de saber-poder nas possibilidades de encontro com a alteridade. 276 f. Tese. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação, Porto Alegre: UFRGS, 2015.

TUCHMAN, Gaye. A objectividade como ritual estratégico: uma análise das noções de objetividade dos jornalistas [p. 74 a 90]. In: TRAQUINA, Nelson (Org.). Jornalismo: questões, teorias e 'estórias'. Lisboa: Vega, 1999.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

Gustafson, J., & Nascimento, F. (2017). O jornalismo como prática discursiva de transformação social ou de manutenção das desigualdades de gênero?. Revista Comunicação, Cultura E Sociedade, 5(1), 32–48. https://doi.org/10.30681/rccs.v1i1.2592