v. 5 n. 1 (2017): Comunicação, Cultura e Sociedade 7: Mídia, Informação e Sociedade Brasileira

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Ao desvelar pelo Brasil de rupturas sociopolíticas e de uma mídia em crise ético-orgânica, a edição 7 da Revista Comunicação, Cultura e Sociedade (RCCS) contemplou uma série de artigos que, direto ou indiretamente, dialogaram com o perfil de Jornalismo, Comunicação e realidade socioeconômica brasileira. Em certa medida, o debate interdisciplinar tende a refletir o papel da informação desde o circuito acadêmico das salas de aula aos espaços das redações jornalísticas e das ruas estigmatizadas pela violência urbana, em um período de tantos ruídos comunicacionais e silêncios semânticos. 

Entre os eixos de estudo apresentados, merece um devido enfoque a tradição crítica de análise de conteúdos da mídia e aos processos de recepção, o perfil de profissionais e de atuação da imprensa. Em certa medida, esta edição reflete sobre o papel da imprensa frente aos acontecimentos políticos recentes, ampliando o debate da condição ética da informação jornalística na sua intersecção com a regulação democrática, o sentido de cidadania nas redes sociais da internet e a uma cultura política mais participativa.

Trata-se de uma perspectiva de estudos da mídia e da imprensa brasileira que, embora bastante explorada como método por diversas escolas de Jornalismo, ainda se apresenta necessária ao surgimento de novas agendas e, por estas, novas retóricas do que pressupõe pensar e existir numa Sociedade de Comunicação da qual, apesar da abundante oferta de informações, padece de uma consciência mais efetiva dos usos e satisfações destas.

Os textos que compõem esta edição foram selecionados entre o final de 2016 e o primeiro semestre de 2017.

Publicado: 31/12/2017