O lugar da Fotoetnografia nas aulas de Jornalismo, segundo Luiz Achutti

Autores

  • Lawrenberg Advincula da Silva Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/rccs.v1i1.2670

Resumo

Ao propor a fotoetnografia para a sala de aula de Jornalismo, o presente ensaio sugere que o uso didático da experiência visual na área de Ciências Sociais Aplicadas (e especificamente em Comunicação) pode ser também uma forma de intervenção social e política. Sobretudo, em contextos geográficos de urbanização no Brasil onde as precariedades física e institucional sempre prevaleceram enquanto estéticas da negação. Trata-se de uma atividade interdisciplinar de observação, prática imersiva e pesquisa experimental que, além de aliar conhecimentos da Etnografia urbana e da Fotografia Jornalística, evidencia a necessidade de exercitar o olhar do aluno e do profissional jornalista, que apuram e leem os fatos, para além da mera descrição do que acontece – e do acontecido. Para isso, utiliza-se como referência a pesquisa do professor Luiz Achutti (1997; 2004), cujos temas tratam sobre a antropologia visual no cotidiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lawrenberg Advincula da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso

Professor Assistente do Curso de Comunicação Social , habilitação Jornalismo, |  Jornalismo do campus Alto Araguaia da Universidade do Estado de Mato Grosso - Unemat. Coordenador da revista científica Comunicação, Cultura e Sociedade - RCCS (www.aia.unemat.br/revistaculturasociedade) e Coordenador do Projeto de Pesquisa Formação Profissional em Jornalismo em Mato Grosso - FPJMT.

Referências

ACHUTTI, L. E. R. Fotoetnografia: um Estudo de Antropologia Visual sobre o Cotidiano, Lixo e Trabalho. Porto Alegre: Palmarinca, 1997

________________. Fotos e Palavras, do Campo aos Livros in Portal da Fotoetnografia do Grupo de Pesquisa Fotografia e Fotoetnografia: Arte e Antropologia. 2004, Disponível em: http://www6.ufrgs.br/fotoetnografia/ textos/texto_achutti.pdf , Acesso em: 19 Março 2007.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

Silva, L. A. da. (2017). O lugar da Fotoetnografia nas aulas de Jornalismo, segundo Luiz Achutti. Revista Comunicação, Cultura E Sociedade, 5(1), 147–151. https://doi.org/10.30681/rccs.v1i1.2670

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>