O lugar da Fotoetnografia nas aulas de Jornalismo, segundo Luiz Achutti
DOI:
https://doi.org/10.30681/rccs.v1i1.2670Resumo
Ao propor a fotoetnografia para a sala de aula de Jornalismo, o presente ensaio sugere que o uso didático da experiência visual na área de Ciências Sociais Aplicadas (e especificamente em Comunicação) pode ser também uma forma de intervenção social e política. Sobretudo, em contextos geográficos de urbanização no Brasil onde as precariedades física e institucional sempre prevaleceram enquanto estéticas da negação. Trata-se de uma atividade interdisciplinar de observação, prática imersiva e pesquisa experimental que, além de aliar conhecimentos da Etnografia urbana e da Fotografia Jornalística, evidencia a necessidade de exercitar o olhar do aluno e do profissional jornalista, que apuram e leem os fatos, para além da mera descrição do que acontece – e do acontecido. Para isso, utiliza-se como referência a pesquisa do professor Luiz Achutti (1997; 2004), cujos temas tratam sobre a antropologia visual no cotidiano.Downloads
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Referências
ACHUTTI, L. E. R. Fotoetnografia: um Estudo de Antropologia Visual sobre o Cotidiano, Lixo e Trabalho. Porto Alegre: Palmarinca, 1997
________________. Fotos e Palavras, do Campo aos Livros in Portal da Fotoetnografia do Grupo de Pesquisa Fotografia e Fotoetnografia: Arte e Antropologia. 2004, Disponível em: http://www6.ufrgs.br/fotoetnografia/ textos/texto_achutti.pdf , Acesso em: 19 Março 2007.
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Publicado
2017-12-31
Edição
Seção
Ensaio Fotográfico
Como Citar
Silva, L. A. da. (2017). O lugar da Fotoetnografia nas aulas de Jornalismo, segundo Luiz Achutti. Revista Comunicação, Cultura E Sociedade, 5(1), 147-151. https://doi.org/10.30681/rccs.v1i1.2670