Uma análise da ciência e tecnologia como pauta de jornais de Mato Grosso
DOI:
https://doi.org/10.30681/rccs.v1i1.2669Palavras-chave:
Comunicação, Jornalismo Científico, Divulgação Científica, jornalismo especializado, universidade.Resumo
O estudo analisa a divulgação de notícias sobre C,T&I nos maiores jornais impressos de Mato Grosso, o Diário de Cuiabá e A Gazeta, e sua contribuição para a visibilidade científica regional e o espaço destino às universidades públicas em atuação no estado. As reflexões objetivam detectar tendências, recorrência temática, editoria em que configura fato científico, procedência do fato informativo, gênero jornalístico na construção da notícia, autor do relato e uso de determinadas fontes de informação nas matérias selecionadas. O método adotado para sistematização e análise de dados seguiu pressupostos da Análise de Conteúdo (Bardin, 2009). Dessa forma, as observações visam inferir sobre o enfoque e espaço dados a matérias sobre ciência e tecnologia, critérios de noticiabilidade e divulgação da pesquisa produzida no estado. As investigações apontam que as IES públicas ainda não ocupam lugar relevante em tais veículos, o que pode ser justificado pela inadequação de canais de relacionamento, assim como, pela necessidade de uma política de divulgação científica.
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 2. ed. Lisboa: Edições 70, 2009.
BAUER, M. W. & GASKELL, G. (Orgs.) (2002). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. (P. A. Guareschi, Trad.). Petrópolis: Vozes (Original publicado em 2000).
BRASIL. Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Percepção Pública da Ciência e Tecnologia no Brasil – 2010: O que o brasileiro pensa da C&T? Departamento de Popularização e Difusão da C&T. Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social, 2010. Disponível em: <http://www.cnpq.br/documents/10157/c52098dc-9364-4661-a8a9-d99c0b2bb9ef>. Acesso em: 26 mar. 2013.
FUNDEP- Fundação de Desenvolvimento de Pesquisa; Agência de Notícias dos Direitos da Infância. 2009. Ciência, tecnologia e inovação na mídia brasileira: conhecimento gera inovação.
BUENO, W. da C. Jornalismo científico no Brasil: o compromisso de uma prática independente. 163 f. Tese (Doutorado em Comunicação) – Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1984.
______. Jornalismo científico: revisando o conceito. In: VICTOR, Cilene et al. (Org.). Jornalismo científico e desenvolvimento sustentável. São Paulo: All Print, 2009. p. 157-178.
______. Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Inf. Inf., Londrina, v. 15, n. especial, p.1-12, 2010.
CALDAS, M. das G. C. Jornalistas e cientistas: a construção coletiva do conhecimento. Comunicação & Sociedade. São Bernardo do Campo: PósCom- Umesp, n. 41, p. 39-53, 1 sem. 2004.
_____. O papel das assessorias de comunicação na divulgação da ciência: a experiência da Unicamp. Revista Comunicarte, Campinas, v. 15, n. 21, p. 67-79, 1997.
______. Mídia e políticas públicas para a comunicação da ciência. In: PORTO, Cristiane de Magalhães, BROTAS, BORTOLIERO, Simone (Orgs). Diálogos entre ciência e divulgação científica: leituras contemporâneas [online]. Salvador: EDUFBA, 2011, pp. 19-36.
CALVO HERNANDO, M. El periodismo científico: missiones y objetivos. Barcelona: Mitre, 1982.
DUARTE, J. Da divulgação científica à comunicação. Associação Brasileira de Jornalismo Científico, 2004. Disponível em: . Acesso em: 10 ago. 2014.
ESTEVE RAMÍREZ, F. Comunicación Especializada. Tucuman: Alicante, 1999.
FONSECA JÚNIOR, W. C. da. Análise de Conteúdo. In: DUARTE, Jorge; BARROS, A. (Org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2008, p. 280-303.
FRANCO, M. L. P. B. Análise de Conteúdo. 2. ed. Brasília: Liber Livro Editora, 2005.
HERSCOVITZ, H. G. Análise de Conteúdo em Jornalismo. In: BENETTI, M. e LAGO, C. (Orgs.). Metodologia de pesquisa em jornalismo. Petrópolis: Vozes, 2007, p. 123-142.
IZUWA, M. A prática do Jornalismo científico no Brasil. Comunicação e Sociedade, n. 11. São Bernardo do Campo: IMES, 1984.
KUNSCH, M. M. K. Universidade e comunicação na edificação da sociedade. São Paulo: Loyola, 1992.
LIMA, L. C. B.; CALDAS, G. Comunicação Pública da Ciência e a Fapesp. In: XVI Seminário de Teses em andamento, 2011, Campinas. Anais do Seta, 2010. v. 5. Disponível em: <http://revistas.iel.unicamp.br/index.php/seta/article/view/1270/1471>. Acesso em 03 dez. 2015.
MARQUES DE MELO, J. Teorias do jornalismo: identidades brasileiras. São Paulo: Paulus, 2006.
______. Jornalismo opinativo: gêneros opinativos no jornalismo brasileiro. São Paulo: Mantiqueira, 2003.
______. Teoria da divulgação científica. São Paulo. ECA- USP. 1992.
MINAYO, M. C. de S. O desafio da pesquisa social. In: ______ (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis, Editora Vozes, 2009, p. 9-29.
REIS, J. Entrevista concedida a Alzira Alves de Abreu (CPDOC/FGV e UFRJ), publicada na revista Ciência Hoje, v. 1, jul./ago. 1982. In: MOREIRA, Ildeu de Castro; MASSARANI, Luisa;
BRITO, F. (Orgs.). Ciência e público: caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro: Casa da Ciência, 2002. p. 65-72.
THIOLLENT, M. Sobre o Jornalismo Científico e sua possível orientação numa perspectiva de avaliação social da tecnologia. In: ABRAMCZYK, Júlio (Coord.). Jornalismo Científico - Memória (Anais do 4º Congresso Ibero-Americano e do 10º Congresso Brasileiro de Jornalismo Científico). São Paulo: Asociación Iberoamericana de Periodismo Cientifico, 1982. p. 307-318.