Jornalismo e vida cotidiana: a cobertura jornalística sobre o caminhar na cidade

Autores

  • Míriam Santini Abreu Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.30681/rccs.v1i1.2652

Palavras-chave:

Jornalismo, Vida cotidiana, Acontecimento, Espaço público, Cobertura jornalística.

Resumo

O artigo discute a relação entre jornalismo e vida cotidiana a partir da cobertura jornalística sobre o caminhar/andar nas ruas da cidade. A base teórica de investigação são os estudos de H. Lefebvre sobre espaço e vida cotidiana pensados, no jornalismo, a partir da problematização do acontecimento formulada por C. Lalive d'Epinay. A análise aborda um conjunto de 15 notícias e reportagens de diferentes veículos do país e uma reportagem de um jornal estadunidense. A hipótese é que a cobertura jornalística do e no cotidiano enriquece-se a partir do duplo movimento de interpretar o fato a partir de sua complexidade social no espaço urbano das cidades.

Downloads

Biografia do Autor

  • Míriam Santini Abreu, Universidade Federal de Santa Catarina
    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduação em Comunicação Social/Jornalismo (UNISINOS, 1995), especialização em Educação e Meio Ambiente (UDESC, 2001) e mestrado em Geografia (UFSC, 2003).

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

Abreu, M. S. (2017). Jornalismo e vida cotidiana: a cobertura jornalística sobre o caminhar na cidade. Revista Comunicação, Cultura E Sociedade, 5(1), 118-132. https://doi.org/10.30681/rccs.v1i1.2652