Jornalismo e vida cotidiana: a cobertura jornalística sobre o caminhar na cidade

Autores

  • Míriam Santini Abreu Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.30681/rccs.v1i1.2652

Palavras-chave:

Jornalismo, Vida cotidiana, Acontecimento, Espaço público, Cobertura jornalística.

Resumo

O artigo discute a relação entre jornalismo e vida cotidiana a partir da cobertura jornalística sobre o caminhar/andar nas ruas da cidade. A base teórica de investigação são os estudos de H. Lefebvre sobre espaço e vida cotidiana pensados, no jornalismo, a partir da problematização do acontecimento formulada por C. Lalive d'Epinay. A análise aborda um conjunto de 15 notícias e reportagens de diferentes veículos do país e uma reportagem de um jornal estadunidense. A hipótese é que a cobertura jornalística do e no cotidiano enriquece-se a partir do duplo movimento de interpretar o fato a partir de sua complexidade social no espaço urbano das cidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Míriam Santini Abreu, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduação em Comunicação Social/Jornalismo (UNISINOS, 1995), especialização em Educação e Meio Ambiente (UDESC, 2001) e mestrado em Geografia (UFSC, 2003).

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

Abreu, M. S. (2017). Jornalismo e vida cotidiana: a cobertura jornalística sobre o caminhar na cidade. Revista Comunicação, Cultura E Sociedade, 5(1), 118–132. https://doi.org/10.30681/rccs.v1i1.2652