A prática do jornalismo ambiental no Centro-Oeste: a informação e a conscientização no Cerrado brasileiro

Autores

  • Jociene Carla Bianchini Ferreira Pedrini UFMT Campus Universitário de Barra do Garças
  • Gesner Duarte Pádua Professor do curso de Jornalismo da UFMT/CUA.
  • Igor Aparecido Dallaqua Pedrini Professor do curso de Publicidade e Propaganda da UniFAI.

DOI:

https://doi.org/10.30681/rccs.v8i8.2928

Palavras-chave:

Jornalismo Ambiental, Botoblog, Vale do Araguaia, Centro-Oeste, Ferramenta Pedagógica.

Resumo

O presente artigo relata a experiência da produção do jornalismo ambiental no Vale do Araguaia por meio da plataforma virtual como ferramenta de aprendizagem alternativa para o curso de Jornalismo da UFMT/Araguaia. O site e rede social (facebook) denominado Botoblog existe desde 2015 e tem como objetivo alertar e conscientizar a população sobre a importância de aliar o desenvolvimento urbano com o crescimento sustentável e a preservação do meio ambiente, temas pouco discutidos na mídia tradicional. A metodologia apresentada é de u Estudo de Caso, com produção semanal com a orientação de três professores do curso. Como resultados, em 2017 foram produzidas 27 matérias originais e inéditas e veiculados 50 posts na fanpage do projeto, atingindo, segundo o sistema de métrica da plataforma, cerca de 25 mil pessoas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jociene Carla Bianchini Ferreira Pedrini, UFMT Campus Universitário de Barra do Garças

Professora do curso de Jornalismo da UFMT/Campus Universitário do Araguaia. Doutrado em Educação, mestre em Comunicação, jornalista e licenciada em Letras Português/Inglês.

Gesner Duarte Pádua, Professor do curso de Jornalismo da UFMT/CUA.

Professor do curso de Jornalismo da UFMT/CUA. Doutorando em Comunicação e Semiótica, mestre em Comunicação e Semiótica, jornalista e historiador.

Igor Aparecido Dallaqua Pedrini, Professor do curso de Publicidade e Propaganda da UniFAI.

Professor do curso de Publicidade e Propaganda da UniFAI. Doutor em Educação, mestre em Ciência da Informação, publicitário.

Referências

BASTOS, Helder.Ciberjornalismo e Narrativa Hipermédia. 2005. Disponível em: https://repositorioaberto.up.pt/bitstream/10216/25255/2/CiberjornalismoeNarrativaHipermdia000099406.pdf (Acesso em 21/02/2018).

BENEDETI, Carina Andrade. A qualidade da informação jornalística: do conceito à prática. Série Jornalismo a Rigor. V. 2. Florianópolis: Insular, 2009.

BOFF, Leonardo. Sustentabilidade, o que é o que não é. 2 ed. Petrópolis: Vozes. 2013.

CANUDO, João Carlos. Um novo imaginário social: o desenvolvimento sustentável. In: DENKER, Ada de Freitas Maneti et. al. (Orgs.). Comunicação e meio ambiente. São Bernardo do Campo: Intercom, 1996. p. 127-133.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia?. São Paulo: Edições Loyola, 1979.

FERRARI, Pollyana. Jornalismo Digital. In: Os barões da mídia. São Paulo: Contexto, 2014.

FONSECA, André Azevedo da. Água de uma fonte só: a magnitude do problema em uma experiência concreta. In: VILAS BOAS, Sergio. Formação e informação ambiental: jornalismo para iniciados e leitos. São Paulo: Summus, 2004.

GIRARDI, Ilza Maria Tourinho; MASSIERER, Carine; LOOSE, Eloisa Beling; SCHWAAB, Reges. Jornalismo Ambiental: caminhos e descaminhos. In 8º Encontro Anal de Pesquisadores em Jornalismo, São Luiz, Maranhão, Nov. 2010.

GOSCIOLA, Vicente (2003). Roteiro para as Novas Mídias: do game para as novas mídias. São Paulo: Editora Senac São Paulo.

JOHN, L. 2001. Imprensa, Meio Ambiente e Cidadania. In: Ciência & Ambiente. Santa Maria, UFSM, (23): 87-94, julho-dez 2001.

PERUZZO, Cicilia M. Krohling. Mídia regional e local: aspectos conceituais e tendências. Comunicação & Sociedade. São Bernardo do Campo: Póscom-Umesp, a. 26, n. 43, p. 67-84, 1o. sem. 2005.

TOMAEL, Maria Inês; ALCARA, Adriana Rosecler; DI CHIARA, Ivone Guerreiro. Das redes sociais à inovação. In. Ciência da Informação. Brasília , v. 34, n. 2, p. 93-104, 2005.

VILAS BOAS, Sergio. Ambiental: jornalismo para iniciados e leigos. São Paulo: Summus, 2004.

Downloads

Publicado

2018-12-11

Como Citar

Pedrini, J. C. B. F., Duarte Pádua, G., & Dallaqua Pedrini, I. A. (2018). A prática do jornalismo ambiental no Centro-Oeste: a informação e a conscientização no Cerrado brasileiro. Revista Comunicação, Cultura E Sociedade, 5(2), 37–47. https://doi.org/10.30681/rccs.v8i8.2928