A representação dos animais na imprensa: uma proposta de reflexão ética

Autores

  • Eveline Baptistella Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/rccs.v8i8.2930

Palavras-chave:

Jornalismo, Estudos animais, Animais e mídia, Teorias da comunicação, Direitos dos animais.

Resumo

O presente artigo discute a inserção dos animais não humanos na esfera ética da mídia a partir de resultados produzidos pelo projeto de Pesquisa “Estudos Animais e Mídia”, desenvolvido no Curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat. Por meio de uma abordagem interdisciplinar e da metodologia de estudo de caso analisamos a representação dos gatos na cobertura jornalística de um surto de toxoplasmose na cidade de Cuiabá (MT), propondo que o impacto das notícias sobre as condições de vida dos animais passe a ser considerado na produção de textos jornalísticos.

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Biografia do Autor

Eveline Baptistella, Universidade do Estado de Mato Grosso

Mestre em Estudos de Cultura Contemporânea pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT e Professora do Curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat e coordenadora do Projeto de Pesquisa Estudos Animais e Mídia.

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Publicado

2018-12-11

Como Citar

Baptistella, E. (2018). A representação dos animais na imprensa: uma proposta de reflexão ética. Revista Comunicação, Cultura E Sociedade, 5(2), 03–21. https://doi.org/10.30681/rccs.v8i8.2930