O Processo Pedagógico no campo do Jornalismo sob a orientação e a complexidade ato Interdisciplinar

Autores

  • Jorge Arlan de Oliveira Pereira Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

DOI:

https://doi.org/10.30681/rccs.v9i1.3824

Palavras-chave:

Jornalismo, Ato Interdisciplinar, Campo do Conhecimento.

Resumo

O campo do jornalismo se encontra submetido a intensos desafios por consequência das transformações tecnológicas na área da comunicação e do respectivo comportamento social, caracterizável como uma desorientação identitária. Também se deve às flagrantes distorções da cobertura nos grandes meios de comunicação. Este estado de coisas tem reflexos perturbadores nos processos pedagógicos do jornalismo. A reorientação viria por um ingresso vertical nos fundamentos do campo, a ponto de perceber com mais nitidez sua origem interdisciplinar e sua possibilidade de reafirmação exatamente por um novo percurso interdisciplinar. O percurso caracterizaria um movimento entre a disciplinaridade (campo do conhecimento) e a transdisciplinaridade (expectativa de retotalização do conhecimento). As relações de aprendizagem entre as disciplinas componentes de uma matriz curricular requerem habilidades/competências que se sustentam nos fundamentos do campo e na profundidade do ato interdisciplinar, como resposta a um ambiente de crise conceitual e pragmática. Os cursos de Jornalismo no Brasil, no espírito de suas novas Diretrizes Nacionais, podem assumir protagonismo na materialização dessas experiências.

Biografia do Autor

Jorge Arlan de Oliveira Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (1983), mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1999) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2004). Trata principalmente dos seguintes temas: teorias da comunicação, teorias do jornalismo, ética jornalística, produção jornalística, comunicação comunitária/alternativa, memória da mídia regional. Atualmente é Professor Adjunto Nível 1 do Curso de Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso/Campus Universitário do Araguaia.

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Publicado

2019-09-10

Como Citar

de Oliveira Pereira, J. A. (2019). O Processo Pedagógico no campo do Jornalismo sob a orientação e a complexidade ato Interdisciplinar. Revista Comunicação, Cultura E Sociedade, 6(1), 05–23. https://doi.org/10.30681/rccs.v9i1.3824