FAÇAMOS DIFERENTE: Experiências didáticas na disciplina “Ética e Legislação Jornalística” em cursos de Jornalismo no Estado de Mato Grosso

Autores

  • Rafael Rodrigues Lourenço Marques Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/rccs.v9i1.3826

Palavras-chave:

Jornalismo, Ensino do Jornalismo.

Resumo

As experiências didáticas narradas a seguir – híbridas, e que em certo sentido apontam para ineditismos em sua arena de atuação – se orientam pelo entendimento de que o jornalismo corresponde a um método de percepção e narração da realidade, conectado ao interesse público, demarcado por códigos deontológicos e modos de fazer burilados ao longo de 400 anos.Trata-se de uma pesquisa desenvolvida entre as experiências na disciplina de Ética e Legistação Jornalística em cursos de Jornalismo de Mato Grosso.

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Biografia do Autor

Rafael Rodrigues Lourenço Marques, Universidade do Estado de Mato Grosso

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2010), na linha de pesquisa Cultura, Memória e Teorias em Educação, junto ao Grupo de Pesquisas em Educação e Psicologia - GPEP. É graduado em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso (2008). Durante a graduação foi bolsista de Iniciação Científica - PIBIC - junto ao Grupo de Pesquisa em Educação, Subjetividade e Psicanálise - GPESP e colaborador do NIEVCI - Núcleo Interinstitucional de Estudos da Violência e da Cidadania. Atua interdisciplinarmente nos campos da Educação e Comunicação. Estuda e investiga os seguintes temas: Teorias da Comunicação, Teoria das Representações Sociais - TRS -, Ética jornalística e sensacionalismo. É Professor Assistente da cadeira de Teorias da Comunicação da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e coordena o projeto OBJOR-MT (Observatório da Ética Jornalística em Mato Grosso).

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Publicado

2019-09-10

Como Citar

Marques, R. R. L. (2019). FAÇAMOS DIFERENTE: Experiências didáticas na disciplina “Ética e Legislação Jornalística” em cursos de Jornalismo no Estado de Mato Grosso. Revista Comunicação, Cultura E Sociedade, 6(1), 24–37. https://doi.org/10.30681/rccs.v9i1.3826

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