O Ensino de Jornalismo a partir de imagens: um relato sobre a prática das disciplinas de Fotografia, Fotojornalismo e Telejornalismo em Alto Araguaia – MT

Autores

  • Iuri Gomes Barbosa Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Ulisflávio Oliveira Evangelista Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/rccs.v9i1.3829

Palavras-chave:

Jornalismo, Ensino de Jornalismo, LInguagem Audiovisual, Fotojornalismo.

Resumo

Este artigo-relato se divide acerca das questões que envolvem as disciplinas de Linguagem Fotográfica e Fotojornalismo, ministradas pelo professor Iuri Barbosa Gomes, e Telejornalismo I, ministrada pelo professor Ulisflávio Oliveira Evangelista. O relato do primeiro limita-se do ano de 2011 a 2015 (período em que ingressou na universidade como professor interino e, a partir de 2014, como professor efetivo), e o segundo, de 2014 a 2015 (período em que ingressou como professor efetivo do curso). O objetivo é refletir sobre como elas tem sido trabalhadas no curso – sem desmerecer, é claro, o trabalho dos professores que anteriormente lecionaram-nas. O objetivo que permeia este texto é, acompanhando o mote do livro, debruçar-se sobre a questão do ensino do jornalismo em Mato Grosso. Longe de simplesmente apontar falhas, quer-se aqui visualizar caminhos possíveis para o avanço desse ensino e, em alguma medida, contribuir para o aprimoramento da formação dos futuros jornalistas oriundos da Unemat.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Iuri Gomes Barbosa, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Professor efetivo do curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus de Alto Araguaia. Integra o grupo de pesquisa “Comunicação, Cultura e Sociedade”, da mesma instituição. Graduado em Comunicação Social (habilitação Jornalismo) pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), mestre e doutorando em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO-UFMT). E-maili.b.gomes@gmail.com

  • Ulisflávio Oliveira Evangelista, Universidade do Estado de Mato Grosso
    Possui Graduação em Comunicação Social (habilitação em Rádio e Televisão) pela Universidade Católica Dom Bosco (2002), Graduação em Comunicação Social (habilitação em Jornalismo) pela Universidade Católica Dom Bosco (2010), Especialização em Imagem e Som pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2004) e é Mestre em Estudos de Linguagem (Linguística e Semiótica) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2009). Atualmente é professor assistente do curso de Comunicação Social (Jornalismo) da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (2014-atual). Coordena o projeto de Extensão "ArtSet Comunicação" que exibe e dialoga produções fílmicas. Foi professor da UNIGRAN nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Marketing (2011-2014). Foi professor titular da Faculdade Estácio de Sá em Campo Grande - MS (2011-2013), coordenou o curso de Jornalismo de Julho de 2011 até Março de 2012. Foi membro do NDE dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Na mesma instituição ocupou interinamente o cargo de coordenador do curso de Publicidade e Propaganda no primeiro semestre do ano de 2011. Foi professor e membro do NDE dos cursos de Jornalismo e Design da Universidade Católica Dom Bosco - UCDB (2004-2011). Foi professor da FACSUL (2007-2011) e também professor do Instituto Superior da Funlec - IESF (2010-2011). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Audiovisual, atuando principalmente nos seguintes temas: fotografia, fotojornalismo, fotografia publicitária, roteiro, produção de programas radiofônicos e televisivos, edição audiovisual e ficção seriada (teleficcionalidade) e produção documental.

Referências

BONNER, Willian. Jornal Nacional: Modo de fazer. São Paulo: Globo, 2009.

CURADO, Olga. A notícia na TV: O dia-a-dia de quem faz telejornalismo. São Paulo: Alegro, 2002.

ERBOLATO, Mário L. Técnica de codificação em jornalismo: redação, captação e edição do jornal diário. Petrópolis: Vozes, 1979.

LAGE, Nilson. Linguagem jornalística. 7. ed. São Paulo: Editora Ática, 2002.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Globalização comunicacional e transformação cultural. In: MORAES, Dênis de. (Org.) 3ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2005.

MARTINS, Eduardo. O Estado de S. Paulo: Manual de redação e estilo. São Paulo: Moderna, 1997.

NETO, João Elias da Cruz. Reportagem de Televisão. Petrópolis – RJ: Vozes, 2008.

PATERNOSTRO. O texto na TV: Manual de Telejornalismo. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

PEREIRA JR. Alfredo Eurico Vizeu. Decidindo o que é notícia: os bastidores do telejornalismo. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003.

POLISTCHUCK, Ilana; TRINTA, Aluizio Ramos. Teorias da comunicação: o pensamento e a prática do jornalismo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

PRADO, Flávio. Ponto Eletrônico: Dicas para fazer telejornalismo com qualidade. São Paulo: Editora Limiar, 1996.

TARDY, Michel. O professor e as imagens. Tradução de Frederico Pessoa de Barros. São Paulo: Cultrix, Ed. Da Universidade de São Paulo, 1976.

Downloads

Publicado

2019-09-10

Como Citar

O Ensino de Jornalismo a partir de imagens: um relato sobre a prática das disciplinas de Fotografia, Fotojornalismo e Telejornalismo em Alto Araguaia – MT. (2019). Revista Comunicação, Cultura E Sociedade, 6(1), 50-63. https://doi.org/10.30681/rccs.v9i1.3829

Artigos Semelhantes

1-10 de 149

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.