O Ensino de Jornalismo Online

Autores

  • Thiago Cury Luiz Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

DOI:

https://doi.org/10.30681/rccs.v9i1.3834

Palavras-chave:

Jornalismo, Ensino do Jornalismo, Jornalismo On line.

Resumo

O presente artigo pretende mostrar a experiência na disciplina de Jornalismo Online, do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso. Nele, analisa-se como a metodologia utilizada nessa disciplina, sendo dividida em teórica, analítica e prática, pode orientar o estudante no aprendizado do jornalismo online, assim como, de que forma cada uma delas se apresenta e interfere na condução e construção do conteúdo. O ponto de partida é que o curso de Comunicação Social, na sua habilitação de Jornalismo, não deve ser um mero treinador de técnicas, e sim privilegiar o pensamento, a teoria e o debate, além da prática, em torno de uma melhor atuação do profissional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Thiago Cury Luiz, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
    Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. É membro do Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (Gpea) e integra a Rede Internacional de Pesquisadores em Educação Ambiental e Justiça Climática (Reaja), projeto financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat). É mestre em Comunicação e bacharel em Comunicação Social/Jornalismo, ambos pela Universidade de Marília. Atualmente, é professor-assistente do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Áreas de interesse e atuação: Jornalismo, política, transmídia, Educação Ambiental, Justiça Climática.

Referências

BRASIL. Resolução nº 1, de 23 de setembro de 2013. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=14242-rces001-13&category_slug=setembro-2013-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 13.out.2015.

BRIGGS, Asa; BURKE, Peter. Uma história social da mídia: de Gutenberg à internet. Tradução: Maria Carmelita Pádua Dias. 2. ed., rev. e ampl. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2006. 375 p.

COSTA, Caio T. Ética, jornalismo e nova mídia: uma moral provisória. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2009, 287 p.

FERRARI, Pollyana. Jornalismo digital. 4. ed., rev. e ampl. São Paulo: Contexto, 2010. 120 p.

FERRARI, Pollyana (Org.) et al. Hipertexto hipermídia. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2012. 191 p.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. 102 p.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. Tradução: Susana Alexandria. 2.ed. São Paulo: Aleph, 2009, 428p.

KUCINSKI, Bernardo. Jornalismo na era virtual: ensaios sobre o colapso da razão ética. São Paulo: Ed. Fundação Perseu Abramo, EdUNESP, 2005 143 p.

SCHWINGEL, Carla. Ciberjornalismo. São Paulo: Paulinas, 2012, 200 p.

THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. 13. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2012. 359 p.

WARD, Mike. Jornalismo Online. São Paulo: Roca, 2007, 224 p.

Downloads

Publicado

2019-09-10

Como Citar

O Ensino de Jornalismo Online. (2019). Revista Comunicação, Cultura E Sociedade, 6(1), 64-75. https://doi.org/10.30681/rccs.v9i1.3834

Artigos Semelhantes

1-10 de 118

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.