POLÍTICAS PÚBLICAS E INDÚSTRIAS CRIATIVAS: O AUDIOVISUAL NO PORTO DIGITAL/PORTO MÍDIA

Autores

  • Juliano Domingues Universidade Católica de Pernambuco, Programa de Pós-graduação em Indústrias Criativas
  • Cláudio Bezerra Universidade Católica de Pernambuco, Programa de Pós-graduação em Indústrias Criativas
  • Tatiane Gonçalves Universidade Católica de Pernambuco, Programa de Pós-graduação em Indústrias Criativas
  • Maria Lua Ribeiro Araújo Universidade Católica de Pernambuco, Programa de Pós-graduação em Indústrias Criativas
  • Maria Eduarda A. Andrade Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

DOI:

https://doi.org/10.30681/rccs.v9i1.3871

Palavras-chave:

Indústrias criativas, Políticas públicas, Audiovisual, Porto Digital, Porto Mídia.

Resumo

O presente artigo aborda o papel do Estado no fomento a políticas públicas de comunicação e cultura associadas a desenvolvimento territorial, sob a perspectiva das indústrias criativas. O trabalho foi guiado pelo seguinte problema de pesquisa: como surgem e se desenvolvem as indústrias criativas em Pernambuco, especialmente no campo do audiovisual? Resultado de políticas públicas, o Parque Tecnológico Porto Digital/Porto Mídia, instalado na cidade do Recife, Pernambuco, foi adotado como estudo de caso. A análise, baseada no método sequencial (method of sequence elaboration) e em pesquisa exploratória, confirmou a hipótese segundo a qual há uma associação entre iniciativas vinculadas ao Porto Digital/Porto Mídia e o fomento às indústrias criativas em Pernambuco, em especial ao setor audiovisual.

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Biografia do Autor

  • Juliano Domingues, Universidade Católica de Pernambuco, Programa de Pós-graduação em Indústrias Criativas
    Juliano Mendonça Domingues da Silva é coordenador do Programa de Pós-graduação em Indústrias Criativas da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Foi pesquisador visitante Fulbright na Tulane University (EUA) e visiting scholar no Ray C. Bliss Institute of Applied Politics (EUA) a convite do Departamento de Estado dos EUA. Estudou, ainda, na UCLA Anderson School of Management (EUA). Jornalista pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e cientista social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é mestre e doutor em Ciência Política pela UFPE, com estágio de pós-doutorado em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Em suas pesquisas, dedica-se à investigação sobre Mídia e Democracia. É diretor regional Nordeste da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), instituição em que atuou como coordenador do Grupo de Pesquisa Políticas e Estratégias de Comunicação (2015-2018). Coordena, também, o Grupo Temático Sociedade da Informação e Políticas da Comunicação da Lusocom (Federação Lusófona de Ciências da da Comunicação), é vice-coordenador do Grupo de Trabalho Políticas de comunicação da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (COMPOLITICA) e vice-diretor científico da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej).
  • Cláudio Bezerra, Universidade Católica de Pernambuco, Programa de Pós-graduação em Indústrias Criativas
    Cláudio Bezerra é Jornalista pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e doutor em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Possui também o título de mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É professor da Universidade Católica de Pernambuco, vinculado ao Centro de Ciências Sociais, onde leciona disciplinas na graduação de Jornalismo, no Mestrado Profissional em Indústrias Criativas e na Especialização em Estudos Cinematográficos da instituição, sendo o atual coordenador desta última. Desenvolve pesquisas nas áreas de Comunicação e Artes, tendo como principais temas/objetos de estudo o cinema documentário, a história e a estética audiovisual e o teatro. Como profissional, atua na área de produção audiovisual, com passagens pela TV e em produtoras independentes. Entre outros documentários, realizou: Onildo Almeida - Groove Man (2017); Tejucupapo, um filme sobre mulheres guerreiras (2002), melhor roteiro do Concurso Ary Severo e Firmo Neto (2000) e melhor curta do Festival do Audiovisual do Mercosul (2002), e Alexina - memórias de um exílio (2012), vencedor do VII Concurso de Roteiro para Documentários Rucker Vieira, promovido pela Fundaj em parceria com a TV Brasil. Publicou "A personagem no documentário de Eduardo Coutinho" (Papirus, 2014); "Tejucupapo - história, teatro, cinema" (Bagaço, 2004) e, em co-autoria, "O documentário em Pernambuco no século XX; (Fasa/MXM, 2016) ;Transgressão em 3 atos: nos abismos do Vivencial" (Fundação de Cultura Cidade do Recife, 2011).
  • Tatiane Gonçalves, Universidade Católica de Pernambuco, Programa de Pós-graduação em Indústrias Criativas
    Mestra em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Indústrias Criativas da Universidade Católica de Pernambuco (PPGCriativas/(Unicap).
  • Maria Lua Ribeiro Araújo, Universidade Católica de Pernambuco, Programa de Pós-graduação em Indústrias Criativas
    Mestranda do Programa de Pós-graduação em Indústrias Criativas da Universidade Católica de Pernambuco (PPGCriativas/(Unicap).
  • Maria Eduarda A. Andrade, Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).
    Graduanda em Jornalismo e bolsista de Iniciação Científica (Pibic/CNPq).

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Publicado

2019-09-10

Como Citar

POLÍTICAS PÚBLICAS E INDÚSTRIAS CRIATIVAS: O AUDIOVISUAL NO PORTO DIGITAL/PORTO MÍDIA. (2019). Revista Comunicação, Cultura E Sociedade, 6(1), 114-133. https://doi.org/10.30681/rccs.v9i1.3871

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