Mídia-educação na escola: desafios na associação entre TIC e educação ambiental

Autores

  • Thaiane Firmino da Silva Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Maria Érica de Oliveira Lima Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.30681/rccs.v10i2.4235

Palavras-chave:

Mídia-Educação. Podcast. Meio Ambiente. Escola.

Resumo

Esta investigação foi executada à luz da mídia-educação, sob a perspectiva do Princípio Responsabilidade, e considerou a portabilidade crescente como fator preponderante para trazer à tona a necessidade de efetivação da educação para as mídias, com as mídias, sobre as mídias e pelas mídias. Tendo como principal propósito a utilização do podcast como ferramenta para o despertamento da conscientização ambiental, este estudo está firmado nos pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa-ação. Seu desenvolvimento apontou que a educação ambiental precisa se afastar de abordagens obsoletas e apontar soluções para problemáticas cotidianas. 

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Biografia do Autor

Thaiane Firmino da Silva, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará (UFC - 2019); Graduação em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB - 2010); Curso Técnico em Meio Ambiente pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI - 2015).

Maria Érica de Oliveira Lima, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professora Associada do Curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC); Graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas); Mestrado em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP); Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), com sandwich na Universidade Fernando Pessoa (UFP).

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Publicado

2020-05-14

Como Citar

da Silva, T. F., & Lima, M. Érica de O. (2020). Mídia-educação na escola: desafios na associação entre TIC e educação ambiental. Revista Comunicação, Cultura E Sociedade, 6(2), 117–135. https://doi.org/10.30681/rccs.v10i2.4235