Entrevista Rodrigo Barbosa e Silva, Stanford University

Autores

  • Márcio Fernandes Fernandes Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro (Paraná)

DOI:

https://doi.org/10.30681/rccs.v10i2.4236

Palavras-chave:

Comunicação, Inovação, Transformação Digital, Jornalismo

Resumo

Rodrigo Barbosa e Silva é daqueles que promovem rapidamente uma reviravolta na cabeça de seu interlocutor mais próximo, defendendo pontos de vista com argumentos bastante convincentes - especialmente quando se trata de Internet das Coisas, Inteligência Artificial e outras formas de alta tecnologia. Paranaense, doutor em Tecnologia pela UTFPR, é pós-doutorando pela Stanford University, no Vale do Silício, o coração americano da Inovação e da Transformação Digital. Em seu currículo, apresenta-se como membro de um grupo essencialmente inovador, o Lemann Fellows, e tem interesse ‘no desenvolvimento de uma indústria de informática nacional e na formação intelectual autônoma da população brasileira’. A partir de sua residência em Palo Alto, na Califórnia, falou com exclusividade à Comunicação, Cultura e Sociedade. Nas linhas a seguir, desmistifica também alguns pensamentos totalizantes que por vezes surgem, como a ideia de que a mídia Papel está morrendo. E apresenta caminhos possíveis para o futuro dos professores de Jornalismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Fernandes Fernandes, Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro (Paraná)

Jornalista diplomado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Rio Grande do Sul. Professor concursado da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Paraná, onde atua como chefe de Gabinete da Reitoria e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado) e em História (como convidado). Líder do grupo de pesquisa Conversas Latinas em Comunicação (CLC), registrado no CNPq. Bolsista Produtividade da Fundação Araucária, Paraná. Diretor Sul da Intercom Brasil. Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com doutoramento-sanduíche pela Universidade de Lisboa (UL), Portugal.

Downloads

Publicado

2020-05-14

Como Citar

Fernandes, M. F. (2020). Entrevista Rodrigo Barbosa e Silva, Stanford University. Revista Comunicação, Cultura E Sociedade, 6(2), 180–185. https://doi.org/10.30681/rccs.v10i2.4236