Comunicação, Consumo e a Neutralização das Negatividades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/rccs.v10i2.4261

Palavras-chave:

Comunicação, Consumo, Alteridade, Negatividades, Naturalização.

Resumo

Pretende-se nesse artigo observar como a comunicação tem influenciado a neutralização das negatividades e o fim das alteridades na Pós-modernidade, de acordo com Byung-Chul Han. Além disso busca-se apresentar como esse processo se dá através de estratégias de saturação, contradição, absorção, e naturalização no discurso do consumo. Esse fenômeno foi analisado pelo viés da naturalização das ideologias de Roland Barthes, e pela visão da antropologia do consumo de Grant McCracken. Partindo do desenvolvimento desses conceitos, dando continuidade às pesquisas da relação entre Pós-modernidade, meios de comunicação, e sociedade será utilizado um método híbrido de análise dos fenômenos relativos às ciências da comunicação, o qual se fundamenta nas visões de três autores: Marshall Mcluhan e a Teoria dos Meios; Michael Foucault e sua Arqueologia do Saber;  Giorgio Agamben  e seu método baseado na relação entre paradigma, arqueologia e as assinaturas.

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Biografia do Autor

Patricio Dugnani, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor em Comunicação e Semiótica PUC/SP, Mestre em Comunicação e Semiótica PUC/SP e Bacharel em Artes Plásticas pela Unesp. Professor nas áreas de Comunicação e Artes da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor de Artes do Colégio Giordano Bruno. Pesquisador do Grupo de pesquisa Observatório da Imagem e pesquisador no grupo de pesquisa (CNPQ) Linguagem, sociedade e identidade: estudos sobre a mídia, da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Autor e Ilustrador com os seguintes livros publicados: A Herança Simbólica na Azulejaria Barroca (2012).  O Livro dos Labirintos (2004). Ovelhas e Lobos (2002), Beleléu (2003/ PNLD 2004), O Seu Lugar (2005/ PNLD 2006), Um Mundo Melhor (2006), Beleléu e os Números (2009), Beleléu e as Cores (2010), Beleléu e as Formas (2011), Beleléu e as Palavras (2014). Pesquisador e Autor de artigos científicos das áreas de Comunicação, Sociologia Aplicada, Artes e Semiótica.

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Publicado

2020-05-14

Como Citar

Dugnani, P. (2020). Comunicação, Consumo e a Neutralização das Negatividades. Revista Comunicação, Cultura E Sociedade, 6(2), 136–151. https://doi.org/10.30681/rccs.v10i2.4261