Comunicação, Consumo e a Neutralização das Negatividades
DOI:
https://doi.org/10.30681/rccs.v10i2.4261Palavras-chave:
Comunicação, Consumo, Alteridade, Negatividades, Naturalização.Resumo
Pretende-se nesse artigo observar como a comunicação tem influenciado a neutralização das negatividades e o fim das alteridades na Pós-modernidade, de acordo com Byung-Chul Han. Além disso busca-se apresentar como esse processo se dá através de estratégias de saturação, contradição, absorção, e naturalização no discurso do consumo. Esse fenômeno foi analisado pelo viés da naturalização das ideologias de Roland Barthes, e pela visão da antropologia do consumo de Grant McCracken. Partindo do desenvolvimento desses conceitos, dando continuidade às pesquisas da relação entre Pós-modernidade, meios de comunicação, e sociedade será utilizado um método híbrido de análise dos fenômenos relativos às ciências da comunicação, o qual se fundamenta nas visões de três autores: Marshall Mcluhan e a Teoria dos Meios; Michael Foucault e sua Arqueologia do Saber; Giorgio Agamben e seu método baseado na relação entre paradigma, arqueologia e as assinaturas.Downloads
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