IMAGEM, POESIA E INCÊNDIO: O CONTRABANDO POÉTICO-PICTÓRICO DE ODAIR DE MORAIS
DOI:
https://doi.org/10.30681/rccs.v7i2.5079Palavras-chave:
Comunicação, Cultura, Sociedade, LiteraturaResumo
Este artigo trata de imagens. Abordou-se, num primeiro momento, as características da imagem produzida pela conjunção de enunciados verbais, presumidamente, dos enunciados poético-literários. Tratou-se do tema em questão fazendo-se uma pequena contextualização histórico-estético-teórico do tema, através dos conceitos de imagem, imagem verbal e imagismo, para, posteriormente, trabalhar-se na leitura de um poema-pictórico-ardente do poeta Odair de Morais, poeta e escritor Cuiabano.
Downloads
Referências
BOSI, Alfredo. O ser e o tempo da poesia. 7. ed. São Paulo; Companhia das Letras, 2000.
CAMPOS, Augusto de., CAMPOS, H. de, PIGNATARI, Décio. Teoria da Poesia Concreta: textos críticos e manifestos – 1950-1960. São Paulo: Duas Cidades, 1975.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Quando as imagens tocam o real. Traduzido do espanhol, do endereço eletrônico:
http://www.macba.es/uploads/20080408/
Georges_Didi_Huberman_Cuando_las_imagenes_tocan_lo_real.pdf. trad. CARMELLO, Patrícia; CASA NOVA, Vera.
FAUSTINO, Mário. O maior verse maker. In: ______. Artesanatos de poesia: fontes e correntes da poesia ocidental. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
MOISÉS, Massaud. Dicionário de termos literários. 12. ed. São Paulo: Cultrix, 2004
MORAIS, Odair. Instante Pictórico: Haicais. Cuiabá: Carlini & Caniato, 2017.
PAZ, Octavio. A Imagem. In: ______. Signos em rotação. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2006.
POUND, Ezra. A arte da poesia: ensaios escolhidos por Ezra Pound. São Paulo: Cultrix, EdUSP, 1976.
______. ABC da literatura. 11. ed. São Paulo: Cultrix, 2006.