Do Office à home: a experiência discente na produção do radiojornalismo no Escritório Modelo da UNIFAP na COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/rccs.v7i2.5174

Palavras-chave:

Escritório Modelo, UNIFAP, Jornalismo, COVID-19, Extensão

Resumo

Diante do contexto de transformações no jornalismo provocadas pela pandemia da COVID-19, torna-se cada vez mais urgente que a Universidade e comunidade local sejam espaços de reflexão, humanização e aperfeiçoamento do exercício profissional. Desta maneira, esse estudo busca entender como a atividade extensionista, sob formato de Escritório Modelo ‘UNIFAP Notícias’, contribui na formação do graduando, através das rotinas de mercado, produção do radiojornalismo e conteúdos para mídias sociais digitais. Aprovado em março, esse projeto seria executado na Universidade. Por conta da pandemia, a atividade precisou ser repensada e ajustada, a partir do trabalho Home Office, com bolsistas e servidores. Como resultados, constata-se o uso do método da ‘Aprendizagem por parescomo novo caminho para formação universitária complexa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Vitor Giraldi Pires, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Jornalista e Professor Adjunto da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), onde atua no curso de graduação em Jornalismo e diretor da TV e Rádio Universitária. Coordenador do Escritório Modelo UNIFAP Notícias; e Projeto de Extensão TV Digital UNIFAP e Repórter Universitário. Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Brasília (UnB/PPGCOM) [2019]. Mestre [2013] em Comunicação Midiática - Universidade Estadual Paulista - FAAC/UNESP. Coordena o Grupo de Pesquisa (GP) América Latina, Mídia, Culturas e Tecnologias Digitais, da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM). Áreas de pesquisa e orientações de projetos: Jornalismo e Mercado, Tecnologias, Startups, Mídias Digitais, Trabalho do Jornalista, História do Rádio na Amazônia Amapaense, Radiojornalismo, Folkcomunicação e Educomunicação, Teorias da Comunicação, Mídias e Religiões, Políticas de Comunicação, Comunicação Midiática e Processos Culturais. Integra os Grupos de Pesquisa sobre o Pensamento Comunicacional Latino-Americano e Comunicação Digital, Interfaces Culturais na América Latina (CNPq) e o Grupo Comunicação, Mercado e Tecnologias (COMERTEC/CNPq).

Referências

REFERÊNCIAS

AMORIM, Letícia. Depoimento. 30 jun. 2020. Relatório Semestral do Escritório Modelo.

BIANCO, Nélia. O Rádio Brasileiro na era de convergências. São Paulo: Intercom, 2012 (e-book)

BUCCI, Eugênio. Sobre Ética e Imprensa. São Paulo: Cia das Letras, 2000.

FERRARETO, Luiz Arthur. Rádio: o veículo, a história e a técnica. Porto Alegre: Sagra, 2001.

FERRARETO, Luis Artur; Luciano Klockner. E O Rádio? Novos Horizontes midiáticos. Porto Alegre: EDPUCRS, 2010 (e-book) JUNG, Milton. Jornalismo de rádio. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2005.

FONSECA, Iago. Depoimento. 30 jun. 2020. Relatório Semestral do Escritório Modelo.

LIMA, Anézia; GIRALDI PIRES, Paulo Vitor. Jornalismo Alternativo na Amazônia Amapaense: o Empreendedorismo Digital na Pandemia da Covid-19. SP: Ria Editoral, 2020. In: Jornalismo em tempos da pandemia do novo coronavírus, Hebe Maria Gonçalves de Oliveira e Sergio Gadini (Orgs.) Disponível em: https://indd.adobe.com/view/29aea747-ac50-4705-b874-2f5859d12632 Acesso em: 9 de out. de 2020.

LOPEZ, Débora Cristina. Radiojornalismo Hipermidiático. LabCom Books, 2010. (ebook)

MCLEISH, Robert. Produção de rádio: Um guia abrangente de produção radiofônica. São Paulo: Summus, 2001.

MEDINA, Cremilda. Entrevista: o diálogo possível. São Paulo: Ática, 1986

MEDITSCH, Eduardo. A rádio na era da informação. 2. ed. Florianópolis: Insular,2007 _____________. O ensino do radiojornalismo em tempos de internet. Disponível em: http://bocc.ubi.pt/pag/meditsch-eduardo-ensino-do-radiojornalismo.pdf Acesso em: 30 de nov. 2019

MALULY, Luciano Victor Barros. O ensino do radiojornalismo: experiências luso-brasileiras. São Paulo: ECA/USP, 2013 (e-book)

ORTRIWANO, Gisela Swetlana. A informação no rádio: os grupos de poder e a determinação dos conteúdos. São Paulo: Summus, 1985.

ORTIZ, Miguel Ángel; MARCHAMALO, Jesús. Técnicas de comunicação pelo rádio. São Paulo: Loyola, 2006.

PERUZZO, Cicilia M.K. Mídia comunitária. Comunicação e Sociedade: revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social. São Bernardo do Campo: UMEP, n. 30, p.141-156, 1998.

PRADO, Magaly. Produção de rádio: um manual prático. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006

VIEIRA, Addan. Depoimento. 30 jun. 2020. Relatório Semestral do Escritório Modelo.

Downloads

Publicado

2021-06-03

Como Citar

Pires, P. V. G. (2021). Do Office à home: a experiência discente na produção do radiojornalismo no Escritório Modelo da UNIFAP na COVID-19. Revista Comunicação, Cultura E Sociedade, 7(2), 105–121. https://doi.org/10.30681/rccs.v7i2.5174