Do Office à home: a experiência discente na produção do radiojornalismo no Escritório Modelo da UNIFAP na COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/rccs.v7i2.5174

Palavras-chave:

Escritório Modelo, UNIFAP, Jornalismo, COVID-19, Extensão

Resumo

Diante do contexto de transformações no jornalismo provocadas pela pandemia da COVID-19, torna-se cada vez mais urgente que a Universidade e comunidade local sejam espaços de reflexão, humanização e aperfeiçoamento do exercício profissional. Desta maneira, esse estudo busca entender como a atividade extensionista, sob formato de Escritório Modelo ‘UNIFAP Notícias’, contribui na formação do graduando, através das rotinas de mercado, produção do radiojornalismo e conteúdos para mídias sociais digitais. Aprovado em março, esse projeto seria executado na Universidade. Por conta da pandemia, a atividade precisou ser repensada e ajustada, a partir do trabalho Home Office, com bolsistas e servidores. Como resultados, constata-se o uso do método da ‘Aprendizagem por parescomo novo caminho para formação universitária complexa.

Biografia do Autor

Paulo Vitor Giraldi Pires, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Jornalista e Professor Adjunto da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), onde atua no curso de graduação em Jornalismo e diretor da TV e Rádio Universitária. Coordenador do Escritório Modelo UNIFAP Notícias; e Projeto de Extensão TV Digital UNIFAP e Repórter Universitário. Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Brasília (UnB/PPGCOM) [2019]. Mestre [2013] em Comunicação Midiática - Universidade Estadual Paulista - FAAC/UNESP. Coordena o Grupo de Pesquisa (GP) América Latina, Mídia, Culturas e Tecnologias Digitais, da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM). Áreas de pesquisa e orientações de projetos: Jornalismo e Mercado, Tecnologias, Startups, Mídias Digitais, Trabalho do Jornalista, História do Rádio na Amazônia Amapaense, Radiojornalismo, Folkcomunicação e Educomunicação, Teorias da Comunicação, Mídias e Religiões, Políticas de Comunicação, Comunicação Midiática e Processos Culturais. Integra os Grupos de Pesquisa sobre o Pensamento Comunicacional Latino-Americano e Comunicação Digital, Interfaces Culturais na América Latina (CNPq) e o Grupo Comunicação, Mercado e Tecnologias (COMERTEC/CNPq).

Referências

REFERÊNCIAS

AMORIM, Letícia. Depoimento. 30 jun. 2020. Relatório Semestral do Escritório Modelo.

BIANCO, Nélia. O Rádio Brasileiro na era de convergências. São Paulo: Intercom, 2012 (e-book)

BUCCI, Eugênio. Sobre Ética e Imprensa. São Paulo: Cia das Letras, 2000.

FERRARETO, Luiz Arthur. Rádio: o veículo, a história e a técnica. Porto Alegre: Sagra, 2001.

FERRARETO, Luis Artur; Luciano Klockner. E O Rádio? Novos Horizontes midiáticos. Porto Alegre: EDPUCRS, 2010 (e-book) JUNG, Milton. Jornalismo de rádio. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2005.

FONSECA, Iago. Depoimento. 30 jun. 2020. Relatório Semestral do Escritório Modelo.

LIMA, Anézia; GIRALDI PIRES, Paulo Vitor. Jornalismo Alternativo na Amazônia Amapaense: o Empreendedorismo Digital na Pandemia da Covid-19. SP: Ria Editoral, 2020. In: Jornalismo em tempos da pandemia do novo coronavírus, Hebe Maria Gonçalves de Oliveira e Sergio Gadini (Orgs.) Disponível em: https://indd.adobe.com/view/29aea747-ac50-4705-b874-2f5859d12632 Acesso em: 9 de out. de 2020.

LOPEZ, Débora Cristina. Radiojornalismo Hipermidiático. LabCom Books, 2010. (ebook)

MCLEISH, Robert. Produção de rádio: Um guia abrangente de produção radiofônica. São Paulo: Summus, 2001.

MEDINA, Cremilda. Entrevista: o diálogo possível. São Paulo: Ática, 1986

MEDITSCH, Eduardo. A rádio na era da informação. 2. ed. Florianópolis: Insular,2007 _____________. O ensino do radiojornalismo em tempos de internet. Disponível em: http://bocc.ubi.pt/pag/meditsch-eduardo-ensino-do-radiojornalismo.pdf Acesso em: 30 de nov. 2019

MALULY, Luciano Victor Barros. O ensino do radiojornalismo: experiências luso-brasileiras. São Paulo: ECA/USP, 2013 (e-book)

ORTRIWANO, Gisela Swetlana. A informação no rádio: os grupos de poder e a determinação dos conteúdos. São Paulo: Summus, 1985.

ORTIZ, Miguel Ángel; MARCHAMALO, Jesús. Técnicas de comunicação pelo rádio. São Paulo: Loyola, 2006.

PERUZZO, Cicilia M.K. Mídia comunitária. Comunicação e Sociedade: revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social. São Bernardo do Campo: UMEP, n. 30, p.141-156, 1998.

PRADO, Magaly. Produção de rádio: um manual prático. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006

VIEIRA, Addan. Depoimento. 30 jun. 2020. Relatório Semestral do Escritório Modelo.

Downloads

Publicado

03/06/2021

Como Citar

Pires, P. V. G. (2021). Do Office à home: a experiência discente na produção do radiojornalismo no Escritório Modelo da UNIFAP na COVID-19. Revista Comunicação, Cultura E Sociedade, 7(2), 105–121. https://doi.org/10.30681/rccs.v7i2.5174