O editorial de Piauí na capa da revista
DOI:
https://doi.org/10.30681/rccs.v7i2.5473Palavras-chave:
Jornalismo, editorial, jornalismo opinativo, humor gráfico, Piauí, revistaResumo
O presente artigo ensaia sobre como a revista Piauí se posiciona editorialmente nas ilustrações de suas capas. Observamos, sob a ótica da iconografia e da iconologia, as edições de outubro de 2006 a 2019, no mês de aniversário da revista. Para tanto, interessa caracterizar de que maneira a revista apresenta seu mascote, o pinguim, bem como a opinião gráfica retratada nas capas. Concluiu-se que a revista Piauí faz uso do humor gráfico, de elementos do texto editorial e da visibilidade da capa para expor seu posicionamento como veículo e empresa de comunicação.
Downloads
Referências
ALI, Fatima. A arte de editar revistas. São Paulo: Companhia Editorial Nacional, 2009.
ALVES FILHO, Francisco. A autoria institucional nos editoriais de jornais. ALFA, São Paulo, v. 50 n. 1, p. 77-89, 2006.
BARBOSA, Gustavo G; RABAÇA, Carlos A. Dicionário de Comunicação. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
BELTRÃO, Luiz., Jornalismo opinativo. Porto Alegre: Sulina, 1980.
BENETTI, Marcia. Revista e jornalismo: conceitos e particularidades. In: TAVARES, Frederico de Mello B. A revista e seu jornalismo. Porto Alegre: Editora Penso, 2013.
BOFF, Felipe. Muito além do editorial: a revista e suas opiniões. In: TAVARES, Frederico de Mello B. A revista e seu jornalismo. Porto Alegre: Editora Penso, 2013.
BRAGA, José Luiz. O Pasquim e os Anos 70: mais pra epa que pra oba... Brasília, DF: Universidade de Brasília, 1991.
COLOMBO, Sylvia. Jornalismo literário e ficção marcam estreia da revista "Piauí". Folha de S. Paulo, São Paulo, 09 out. 2006.
FLORES, Onici Claro. A Leitura da Charge. Canoas, RS: Ed Ulbra, 2002.
GOMES, L. C. G. Proposta de uma taxonomia para os personagens gráficos. TRAMA INTERDISCIPLINAR, v. 9, n. 1, 21 dez. 2018.
HERMES, Gilmar Adolfo. As ilustrações de jornais diários impressos: explorando fronteiras entre jornalismo, produção e arte. 2015, 699 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, Faculdade de Ciências da Comunicação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2015.
LIMA, Lídia Farias; FALCÃO, Norton. A Ilustração no projeto gráfico das capas da revista Piauí. In: Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 12 f., 2010.
LIMA, Rafaela de Faria Marques. Jornalismo científico + jornalismo literário na revista Piauí: Estudo de uma conta que deu certo. 2013. 117 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
MAGGIONI, Fabiano. A charge jornalística: estratégias em enunciados de humor gráfico. 2011. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2011, 129 f. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Área de Concentração em Comunicação Midiática, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM - RS), Santa Maria, 2011.
MARQUES, Teresa Cristina Schneider. A oposição à ditadura brasileira no exterior através de charges e caricaturas (1964-1979). História Unisinos, v. 19, n. 2, p. 208-217, 2015.
MELO, José Marques de. Jornalismo opinativo: gêneros opinativos no jornalismo brasileiro. 3. ed. São Paulo: Mantiqueira, 2003.
NIENOW, Laura. O editorial da Piauí na capa da revista. 2020. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Jornalismo) - Curso de Jornalismo, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo, 2020.
OLIVEIRA, Neida Aparecida Arruda de; ALMEIDA, Lara Monique O. Gêneros Jornalísticos opinativos de humor: caricaturas e charges. JANUS, São Paulo, v. 3, n. 4, p. 76-91, 2006.
PANOFSKY, Erwin. Iconografia e iconologia uma introdução ao estudo da arte da renascença. In: ______. Significado nas artes visuais. São Paulo: Perspectiva, 1976.
POR TRÁS da capa. Direção: Ricardo Marques e João Brizzi. Produção: João Brizzi. Intérprete: Maria Cecilia Marra. Roteiro: Ricardo Marques. Fotografia de Ricardo Marques. Youtube: Revista Piauí, 2017.
RAMOS, Arabi Alves. A importância de ter um mascote numa embalagem de produto alimentício. 2005. 80 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Marketing) Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2005.
SILVA, Rosilene Alves da. O discurso político na charge. Universidade Federal de Minas Gerais, 2006.
SILVA, Ivam Cabral da. Humor gráfico: o sorriso pensante e a formação do leitor. Natal: UFRN, 2008. Dissertação (mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.