O editorial de Piauí na capa da revista

Autores

  • Cybeli Moraes Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos
  • Débora Lapa Gadret Universidade do Vale do Rio do Sinos.
  • Laura Hahner Nienow Universidade do Vale do Rio do Sinos.

DOI:

https://doi.org/10.30681/rccs.v7i2.5473

Palavras-chave:

Jornalismo, editorial, jornalismo opinativo, humor gráfico, Piauí, revista

Resumo

O presente artigo ensaia sobre como a revista Piauí se posiciona editorialmente nas ilustrações de suas capas. Observamos, sob a ótica da iconografia e da iconologia, as edições de outubro de 2006 a 2019, no mês de aniversário da revista. Para tanto, interessa caracterizar de que maneira a revista apresenta seu mascote, o pinguim, bem como a opinião gráfica retratada nas capas. Concluiu-se que a revista Piauí faz uso do humor gráfico, de elementos do texto editorial e da visibilidade da capa para expor seu posicionamento como veículo e empresa de comunicação.

Biografia do Autor

Cybeli Moraes, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Professora, Escola da Indústria Criativa

Débora Lapa Gadret, Universidade do Vale do Rio do Sinos.

Coordenadora do curso de Jornalismo da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), campus Porto Alegre. Professora dos cursos de Jornalismo da Unisinos. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Integra o Núcleo de Pesquisa em Jornalismo (Nupejor - UFRGS/CNPq). Possui graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Laura Hahner Nienow, Universidade do Vale do Rio do Sinos.

Graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo em andamento na UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Referências

ALI, Fatima. A arte de editar revistas. São Paulo: Companhia Editorial Nacional, 2009.

ALVES FILHO, Francisco. A autoria institucional nos editoriais de jornais. ALFA, São Paulo, v. 50 n. 1, p. 77-89, 2006.

BARBOSA, Gustavo G; RABAÇA, Carlos A. Dicionário de Comunicação. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

BELTRÃO, Luiz., Jornalismo opinativo. Porto Alegre: Sulina, 1980.

BENETTI, Marcia. Revista e jornalismo: conceitos e particularidades. In: TAVARES, Frederico de Mello B. A revista e seu jornalismo. Porto Alegre: Editora Penso, 2013.

BOFF, Felipe. Muito além do editorial: a revista e suas opiniões. In: TAVARES, Frederico de Mello B. A revista e seu jornalismo. Porto Alegre: Editora Penso, 2013.

BRAGA, José Luiz. O Pasquim e os Anos 70: mais pra epa que pra oba... Brasília, DF: Universidade de Brasília, 1991.

COLOMBO, Sylvia. Jornalismo literário e ficção marcam estreia da revista "Piauí". Folha de S. Paulo, São Paulo, 09 out. 2006.

FLORES, Onici Claro. A Leitura da Charge. Canoas, RS: Ed Ulbra, 2002.

GOMES, L. C. G. Proposta de uma taxonomia para os personagens gráficos. TRAMA INTERDISCIPLINAR, v. 9, n. 1, 21 dez. 2018.

HERMES, Gilmar Adolfo. As ilustrações de jornais diários impressos: explorando fronteiras entre jornalismo, produção e arte. 2015, 699 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, Faculdade de Ciências da Comunicação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2015.

LIMA, Lídia Farias; FALCÃO, Norton. A Ilustração no projeto gráfico das capas da revista Piauí. In: Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 12 f., 2010.

LIMA, Rafaela de Faria Marques. Jornalismo científico + jornalismo literário na revista Piauí: Estudo de uma conta que deu certo. 2013. 117 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.

MAGGIONI, Fabiano. A charge jornalística: estratégias em enunciados de humor gráfico. 2011. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2011, 129 f. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Área de Concentração em Comunicação Midiática, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM - RS), Santa Maria, 2011.

MARQUES, Teresa Cristina Schneider. A oposição à ditadura brasileira no exterior através de charges e caricaturas (1964-1979). História Unisinos, v. 19, n. 2, p. 208-217, 2015.

MELO, José Marques de. Jornalismo opinativo: gêneros opinativos no jornalismo brasileiro. 3. ed. São Paulo: Mantiqueira, 2003.

NIENOW, Laura. O editorial da Piauí na capa da revista. 2020. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Jornalismo) - Curso de Jornalismo, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo, 2020.

OLIVEIRA, Neida Aparecida Arruda de; ALMEIDA, Lara Monique O. Gêneros Jornalísticos opinativos de humor: caricaturas e charges. JANUS, São Paulo, v. 3, n. 4, p. 76-91, 2006.

PANOFSKY, Erwin. Iconografia e iconologia uma introdução ao estudo da arte da renascença. In: ______. Significado nas artes visuais. São Paulo: Perspectiva, 1976.

POR TRÁS da capa. Direção: Ricardo Marques e João Brizzi. Produção: João Brizzi. Intérprete: Maria Cecilia Marra. Roteiro: Ricardo Marques. Fotografia de Ricardo Marques. Youtube: Revista Piauí, 2017.

RAMOS, Arabi Alves. A importância de ter um mascote numa embalagem de produto alimentício. 2005. 80 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Marketing) Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2005.

SILVA, Rosilene Alves da. O discurso político na charge. Universidade Federal de Minas Gerais, 2006.

SILVA, Ivam Cabral da. Humor gráfico: o sorriso pensante e a formação do leitor. Natal: UFRN, 2008. Dissertação (mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.

Downloads

Publicado

03/06/2021

Como Citar

Moraes, C., Gadret, D. L., & Nienow, L. H. (2021). O editorial de Piauí na capa da revista. Revista Comunicação, Cultura E Sociedade, 7(2), 089–104. https://doi.org/10.30681/rccs.v7i2.5473