O newsgame como recurso interativo na comunicação transmídia
Palavras-chave:
Newsgame, Narrativa Transmídia, Gameficação, Jornalismo Transmídia, InteratividadeResumo
Este artigo tem como objetivo mapear a evolução dos jogos eletrônicos, dos primeiros experimentos até os processos de gamificação e a aplicação dos elementos dos jogos no jornalismo por meio dos newsgames como recurso interativo da comunicação transmídia. Após a discussão sobre os conceitos elencados serão apresentados exemplos da utilização dos jogos noticiosos na construção de narrativas transmidiáticas voltadas para a produção de conteúdos jornalísticos interativos.
Downloads
Referências
BOGOST, Ian; FERRARI, Simon; SCHWEIZER, Bobby. Newsgames: journalism at play. Cambridge, MA: MIT Press, 2010.
CHANDLER, Heather Maxwell. Manual de produção de jogos digitais. Tradução: Aldir José Coelho Corrêa da Silva. 2ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.
FRASCA, Gonzalo. Juego, videojuego y creación de sentido: una introducción. In: MANNA, M.; CEBALLOS, D.; IRIGARAY F. CUARTO FORO INTERNACIONAL DE PERIODISMO DIGITAL: convergencias redes y móviles. Rosario: Laborde Libros Editor, 2011.
GONÇALVES, Elizabeth M. Da narratividade à narrativa transmídia: a evolução do processo comunicacional. In: RENÓ, Denis (org.). Narrativas transmedia: entre teorías y prácticas. Bogotá: Universidad del Rosário, 2012. p. 15-26.
GOSCIOLA, Vicente. Narrativa transmídia: conceituação e origens. In: RENÓ, Denis (org.). Narrativas transmedia: entre teorías y prácticas. Bogotá: Universidad del Rosário, 2012. p. 7-14.
GULARTE, Daniel. Jogos eletrônicos: 50 anos de interação e diversão. Teresópolis,RJ: Novas Idéias, 2010.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.
LATORRE, Óliver P. Apuntes sobre la teoría de la diversión. In: SCOLARI, Carlos A. (ed.). Homo Videoludens 2.0. De Pacman a la gamification. Collecció Transmedia XXI. Laboratori de Mitjans Interactius. Universitat de Barcelona. Barcelona, 2013.
LIUZZI, Álvaro. Transmedia “Historytelling”: de documentales interactivos y gêneros híbridos. In: IRIGARAY, Fernando; LOVATO, Anahí (orgs.). Hacia una comunicación transmedia. Rosário: UNR, 2014, p. 67-86.
MASTROCOLA, Vicente Martin. Doses lúdicas: breves textos sobre o universo dos jogos e entretenimento. São Paulo: Independente, 2013.
NATALE, Adriano, A. A ciência dos videogames: tudo dominado... pelos elétrons! Rio de Janeiro: Vieira & Lent, 2013.
NOVAK, Jeannie. Desenvolvimento de games. Tradução: Pedro Cesar de Conti. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
RENÓ, Denis Porto. Jornalismo transmídia: uma realidade. In: SQUIRRA, S. (org.). Cibercoms – tecnologias ubíquas, mídias persuasivas. Porto Alegre: Buqui, 2012.
RENÓ, Denis Porto; VIVAR, Jesús M. F. Periodismo transmedia. Madri: Fraga, 2012.
SCHUYTEMA, Paul. Design de games: uma abordagem prática. Tradução: Cláudia Mello Belhassof. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
SCOLARI, Carlos A. Narrativas transmedia: cuando todos os medios cuentam. Barcelona: Centro Libros PAPF, 2013.
ZANOLLA, Silvia Rosa Silva. Videogame, educação e cultura: pesquisas e análise crítica. Campinas, SP: Editora Alínea, 2010.
YANAZE, Leandro. Tecno-pedagogia: os games na formação dos nativos digitais. São Paulo: Annablume, Fapesp, 2012.