Rádio e Tecnologia: A influência do meio proposto por McLuhan e os reflexos no jornalismo radiofônico
DOI:
https://doi.org/10.30681/rccs.v3i3.66Palavras-chave:
Meio, Rádio, Radiojornalismo, Midias LocativasResumo
O desenvolvimento tecnológico propiciou novos parâmetros para amplificar as mensagens através de diversos dispositivos. Pode-se destacar, entre eles, os smartphones, o qual Jenkins (2008) define como canivete suíço por conta da multiplicidade de serviços que proporciona. Dessa forma, este ensaio pretende discutir o papel do meio, com base na teoria de McLuhan (1968), a partir do prisma da influência da tecnologia e seus reflexos no jornalismo radiofônico com o uso de mídias locativas.Downloads
Referências
AROSO, I.M.M. A Internet e o novo papel do jornalista. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/aroso-ines-internet-jornalista. Acesso em 03/02/2014.
ABDALLA, C. As novas possibilidades do rádio na Era da comunicação digital. 2005. Disponível em: < http://www.contemporanea.uerj.br/pdf/ed_05/contemporanea_n05_03_clarisse.pdf> acesso em 20/06/2013.
BAGGIO, C. L. Jornalismo Colaborativo em portais de notícias online: o que a mídia hegemônica não enxerga. 2012. Disponível em: < http://www.usp.br/celacc/ojs/index.php/blacc/article/viewFile/308/303> acesso em 14/06/2014.
BAMBRILLA, A. M. Jornalismo open source: discussão e experimentação do OhmyNews International. 2006. Dissertação de Mestrado, disponível em: <http://www.ufrgs.br/limc/PDFs/open_source.pdf > acessado em 18/06/14.
BELOCHIO, V. O jornalismo digital e os efeitos da convergência: meta- informação, encadeamento midiático e a cauda longa invertida. 2009. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/r4-0943-1.pdf > acessado em 13/06/2013
CASTELLS, M. A Galáxia da Internet – Reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. (tradução Maria Luiza X. De A. Borges) – Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
CASTELLS, M. A Sociedade em Rede. 6ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
DOMINGUES J. A. O Paradigma Mediológico: Debray depois de McLuhan. 2010. Disponível em: <http://www.livroslabcom.ubi.pt/pdfs/20110817- domingues_paradigma_2010.pdf >, acessado em 13/06/2014.
HERSCOVITZ, H. G. Características dos Portais Brasileiros de noticias. 2009. Disponíve em: < http://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/viewFile/197/196> acesso em 19/07/2014
JENKINS, H. Cultura da Convergência, São Paulo: Aleph, 2008.
LEVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Edições Loyola, 1998.
LEMOS, A. Mídia Locativa e TerritóriosInformacionais. 2007. Disponível em: <http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/andrelemos/midia_locativa.pdf > acesso em 19/06/13.
LOPEZ, D.C. Radiojornalismo Hipermidiático: tendências e perspectivas do jornalismo de rádio all news brasileiro em um contexto de convergência tecnológica. 2009. Tese de Doutorado. Disponível em: <http://www.livroslabcom.ubi.pt/pdfs/20110415-debora_lopez_radiojornalismo.pdf> acesso em 20/06/2013.
MCLUHAN, M. Os Meios de Comunicação como Extensões do Homem. 1968 (Tradução – Décio Pignatari) 17º Ed. São Paulo: Cultrix, 2005.
VIEIRA, E; GOMES, R.J. Geotagging, hiperlocalidade e as influências no jornalismo contemporâneo. 2011. In. Revista Anagrama. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/anagrama/article/view/35621> acesso em 15/06/2014