Um panorama das concessões em televisão no Brasil

Autores

  • Miguel Rodrigues Netto Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/rccs.v3i3.67

Palavras-chave:

Jornalismo, Concessões, Televisão, Mato Grosso.

Resumo

A televisão, que está presente diariamente nos lares brasileiros, predomina dentre os meios de comunicação como instrumento de formação da opinião pública. Nas décadas em que o Brasil era governado pelo militarismo, concessões de sinais expandiram no país sendo dominadas por famílias hegemônicas, ligadas, de certa forma, ao poder político partidário, a fim de um interesse, defender o sistema. Anos se passaram e no século XXI pouco se mudou. As famílias dominadoras de concessões utilizam o poder da caixa mágica para seu próprio interesse: persuadir o telespectador, conquistá-lo para ganhar votos e assim um cargo eletivo. As formas de conduzir uma matéria, os enquadramentos utilizados e os critérios de escolha da notícia trazem riscos à democracia. No estado de Mato Grosso, as emissoras de televisão também se concentram em poucas famílias detentoras deste poder. Utiliza-se um veículo social para fazer propaganda pessoal. Os personagens políticos evoluíram nas últimas décadas e perceberam a importância da relação com a mídia. Vindo, praticamente de uma tradição, onde famílias poderosas economicamente detêm a concessão de emissoras de televisão no país, visando os benefícios que esta proporciona.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miguel Rodrigues Netto, Universidade do Estado de Mato Grosso

Professor Assistente do Curso de Comunicação Social , habilitação Jornalismo, |  Jornalismo do campus Alto Araguaia da Universidade do Estado de Mato Grosso - Unemat. Membro do Projeto de Pesquisa Formação Profissional em Jornalismo em Mato Grosso - FPJMT.

Referências

ALDÉ, Alessandra. A construção da política. Democracia, cidadania e meios de comunicação de massa. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.

ARBEX, José. O poder na TV. São Paulo: Scipione, 1995.

BARROS, Adriana Azevedo Paes de. A Implantação da Televisão em Cuiabá: O Impacto Real e Vitual. In: ASOCIACIÓN LATINOAMERICANA DE INVESTIGADORES DE LA COMUNICACIÓN – ALAIC, 98.

BOAVENTURA, Edivaldo. Metodologia da Pesquisa: Monografia, Dissertação e Tese.1.ed. São Paulo: Atlas, 2007. BOBBIO, Norberto. Teoria Geral da Política: a filosofia política e as lições dos clássicos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2000.

CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil. O longo caminho. 10.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

COSTA, Luís César Amad; MELLO, Leonel Itaussu A. História do Brasil. 11. ed. São Paulo: Scipione, 1999. DALLARI, Dalmo. Direitos Humanos e Cidadania. São Paulo: Moderna, 1998.

HOHLFELDT, Antonio; MARTINO, Luiz C.; FRANÇA, Vera Veiga. Teorias da comunicação: Conceitos, escolas e tendências. 3.ed. Petrópolis:Vozes, 2003.

HOUAISS, Antonio; Villar, Mauro de Salles (co-autor). Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

LIMA, Artur Venício de. As concessões de radiodifusão como moeda de barganha política. Revista Adusp. Rio de Janeiro, jan. 2008.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia cientifica. 6.ed. São Paulo: Editora Atlas, 2006.

MATTOS, Sérgio. História da televisão brasileira: Uma visão econômica, social e política. 2.ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

RIBEIRO, Ana Paula Goulart; SACRAMENTO, Igor; ROXO, Marco. História da televisão no Brasil: Do início aos anos de hoje. Rio de Janeiro: Contexto, 2010.

RODRIGUES NETTO, Miguel. Comunicação pública não-estatal: os desafios da imprensa sindical em Sinop/MT. Monografia (Especialização em Gestão da Comunicação Pública e Responsabilidade Social) – Faculdades Integradas de Várzea Grande/MT, 2007.

SIMIS, Anita. A legislação sobre as concessões na radiodifusão.UNIrevista:.São Paulo: vol.1, nº 3, julho de 2006.

SIQUEIRA, Elizabeth Madureira. História de Mato Grosso: da ancestralidade aos dias atuais. Cuiabá: Entrelinhas, 2002.

WEBER, Max. Economia e Sociedade – Fundamentos da sociologia compreensiva. Vol. 2. Brasília: UnB, 1999.

Downloads

Publicado

2014-09-19

Como Citar

Netto, M. R. (2014). Um panorama das concessões em televisão no Brasil. Revista Comunicação, Cultura E Sociedade, 2(1). https://doi.org/10.30681/rccs.v3i3.67