Um panorama das concessões em televisão no Brasil

Autores

  • Miguel Rodrigues Netto Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/rccs.v3i3.67

Palavras-chave:

Jornalismo, Concessões, Televisão, Mato Grosso.

Resumo

A televisão, que está presente diariamente nos lares brasileiros, predomina dentre os meios de comunicação como instrumento de formação da opinião pública. Nas décadas em que o Brasil era governado pelo militarismo, concessões de sinais expandiram no país sendo dominadas por famílias hegemônicas, ligadas, de certa forma, ao poder político partidário, a fim de um interesse, defender o sistema. Anos se passaram e no século XXI pouco se mudou. As famílias dominadoras de concessões utilizam o poder da caixa mágica para seu próprio interesse: persuadir o telespectador, conquistá-lo para ganhar votos e assim um cargo eletivo. As formas de conduzir uma matéria, os enquadramentos utilizados e os critérios de escolha da notícia trazem riscos à democracia. No estado de Mato Grosso, as emissoras de televisão também se concentram em poucas famílias detentoras deste poder. Utiliza-se um veículo social para fazer propaganda pessoal. Os personagens políticos evoluíram nas últimas décadas e perceberam a importância da relação com a mídia. Vindo, praticamente de uma tradição, onde famílias poderosas economicamente detêm a concessão de emissoras de televisão no país, visando os benefícios que esta proporciona.

Biografia do Autor

Miguel Rodrigues Netto, Universidade do Estado de Mato Grosso

Professor Assistente do Curso de Comunicação Social , habilitação Jornalismo, |  Jornalismo do campus Alto Araguaia da Universidade do Estado de Mato Grosso - Unemat. Membro do Projeto de Pesquisa Formação Profissional em Jornalismo em Mato Grosso - FPJMT.

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Publicado

2014-09-19

Como Citar

Netto, M. R. (2014). Um panorama das concessões em televisão no Brasil. Revista Comunicação, Cultura E Sociedade, 2(1). https://doi.org/10.30681/rccs.v3i3.67