Um panorama das concessões em televisão no Brasil

Autores

  • Miguel Rodrigues Netto Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/rccs.v3i3.67

Palavras-chave:

Jornalismo, Concessões, Televisão, Mato Grosso.

Resumo

A televisão, que está presente diariamente nos lares brasileiros, predomina dentre os meios de comunicação como instrumento de formação da opinião pública. Nas décadas em que o Brasil era governado pelo militarismo, concessões de sinais expandiram no país sendo dominadas por famílias hegemônicas, ligadas, de certa forma, ao poder político partidário, a fim de um interesse, defender o sistema. Anos se passaram e no século XXI pouco se mudou. As famílias dominadoras de concessões utilizam o poder da caixa mágica para seu próprio interesse: persuadir o telespectador, conquistá-lo para ganhar votos e assim um cargo eletivo. As formas de conduzir uma matéria, os enquadramentos utilizados e os critérios de escolha da notícia trazem riscos à democracia. No estado de Mato Grosso, as emissoras de televisão também se concentram em poucas famílias detentoras deste poder. Utiliza-se um veículo social para fazer propaganda pessoal. Os personagens políticos evoluíram nas últimas décadas e perceberam a importância da relação com a mídia. Vindo, praticamente de uma tradição, onde famílias poderosas economicamente detêm a concessão de emissoras de televisão no país, visando os benefícios que esta proporciona.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Miguel Rodrigues Netto, Universidade do Estado de Mato Grosso
    Professor Assistente do Curso de Comunicação Social , habilitação Jornalismo, |  Jornalismo do campus Alto Araguaia da Universidade do Estado de Mato Grosso - Unemat. Membro do Projeto de Pesquisa Formação Profissional em Jornalismo em Mato Grosso - FPJMT.

Referências

ALDÉ, Alessandra. A construção da política. Democracia, cidadania e meios de comunicação de massa. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.

ARBEX, José. O poder na TV. São Paulo: Scipione, 1995.

BARROS, Adriana Azevedo Paes de. A Implantação da Televisão em Cuiabá: O Impacto Real e Vitual. In: ASOCIACIÓN LATINOAMERICANA DE INVESTIGADORES DE LA COMUNICACIÓN – ALAIC, 98.

BOAVENTURA, Edivaldo. Metodologia da Pesquisa: Monografia, Dissertação e Tese.1.ed. São Paulo: Atlas, 2007. BOBBIO, Norberto. Teoria Geral da Política: a filosofia política e as lições dos clássicos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2000.

CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil. O longo caminho. 10.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

COSTA, Luís César Amad; MELLO, Leonel Itaussu A. História do Brasil. 11. ed. São Paulo: Scipione, 1999. DALLARI, Dalmo. Direitos Humanos e Cidadania. São Paulo: Moderna, 1998.

HOHLFELDT, Antonio; MARTINO, Luiz C.; FRANÇA, Vera Veiga. Teorias da comunicação: Conceitos, escolas e tendências. 3.ed. Petrópolis:Vozes, 2003.

HOUAISS, Antonio; Villar, Mauro de Salles (co-autor). Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

LIMA, Artur Venício de. As concessões de radiodifusão como moeda de barganha política. Revista Adusp. Rio de Janeiro, jan. 2008.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia cientifica. 6.ed. São Paulo: Editora Atlas, 2006.

MATTOS, Sérgio. História da televisão brasileira: Uma visão econômica, social e política. 2.ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

RIBEIRO, Ana Paula Goulart; SACRAMENTO, Igor; ROXO, Marco. História da televisão no Brasil: Do início aos anos de hoje. Rio de Janeiro: Contexto, 2010.

RODRIGUES NETTO, Miguel. Comunicação pública não-estatal: os desafios da imprensa sindical em Sinop/MT. Monografia (Especialização em Gestão da Comunicação Pública e Responsabilidade Social) – Faculdades Integradas de Várzea Grande/MT, 2007.

SIMIS, Anita. A legislação sobre as concessões na radiodifusão.UNIrevista:.São Paulo: vol.1, nº 3, julho de 2006.

SIQUEIRA, Elizabeth Madureira. História de Mato Grosso: da ancestralidade aos dias atuais. Cuiabá: Entrelinhas, 2002.

WEBER, Max. Economia e Sociedade – Fundamentos da sociologia compreensiva. Vol. 2. Brasília: UnB, 1999.

Downloads

Publicado

2014-09-19

Como Citar

Netto, M. R. (2014). Um panorama das concessões em televisão no Brasil. Revista Comunicação, Cultura E Sociedade, 2(1). https://doi.org/10.30681/rccs.v3i3.67