Inovações Comunicacionais em Videogames

Uma Análise Comparativa a Partir da Franquia Resident Evil Entre 2017 e 2023

Autores

  • Pedro Henrique Trintini Ferreira UFSCar
  • Leonardo Antônio de Andrade UFSCar
  • Vicente Martin Mastrocola PUC; ESPM

DOI:

https://doi.org/10.30681/rccs.v10i1.13117

Palavras-chave:

Resident Evil, experiência, Jogos Digitais, recepção., análise de conteúdo

Resumo

Resident Evil é uma franquia de games marcada por suas variações entre gêneros de ação e horror, altos e baixos com a crítica e por mudanças radicais nas suas configurações estéticas. Com tantas variações, quais são os fatores que mais impactam a recepção desses jogos pelo público? Para responder essa pergunta, cruzamos os dados de preferência de gênero narrativo do público, gênero dos jogos, opinião dos críticos e número de vendas. Para chegar ao gênero específico de cada jogo, verificamos como seus elementos se relacionam às convenções de gêneros narrativos por meio de uma análise de conteúdo. A partir disso, concluímos que o uso de personagens recorrentes, a recepção da crítica e o quanto o jogo se diferencia dos outros, enquanto atinge as expectativas do público, são tão importantes para o sucesso das obras a longo prazo quanto o gênero.

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Biografia do Autor

  • Pedro Henrique Trintini Ferreira, UFSCar

    Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos, UFSCar.  Integra o Grupo de pesquisa GENE - Grupo de Estudos em Narrativas Emergentes. Possui  graduação  em  Design de Produto (2022) pela Universidade Cesumar, UniCesumar.

  • Leonardo Antônio de Andrade, UFSCar

    Pesquisador em Narrativas Emergentes, com ênfase em Narrativas Interativas. Possui graduação em Engenharia de Computação pela Universidade Federal de São Carlos (1998), mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de São Carlos. É coordenador do grupo de pesquisa GENE - Grupo de Estudos em Narrativas Emergentes.

  • Vicente Martin Mastrocola, PUC; ESPM

    Professor na graduação de Jogos Digitais da PUC-SP. É publicitário, graduado em Publicidade e Propaganda pela ESPM em 2000, instituição por meio da qual também adquiriu o título de mestre (2011) e doutor (2017) em Comunicação e Práticas de Consumo. Atualmente cursa pós-doutorado no TIDD da PUC-SP.

Referências

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Publicado

2024-12-18

Como Citar

Inovações Comunicacionais em Videogames: Uma Análise Comparativa a Partir da Franquia Resident Evil Entre 2017 e 2023. (2024). Revista Comunicação, Cultura E Sociedade, 10(1). https://doi.org/10.30681/rccs.v10i1.13117