Narrativas de não-jornalistas na revista Piauí: Alteridade enquanto elo informativo e humanizante
DOI:
https://doi.org/10.30681/rccs.v11i1.13558Palavras-chave:
Alteridade, Jornalismo, Narrativa, Revista piauí, HumanizaçãoResumo
Este artigo tem como objetivo refletir sobre a alteridade no Jornalismo e sua importância nas narrativas para estimular afetos, elucidando a diversidade social e os múltiplos sujeitos que estão inseridos nela de forma humanizada. Neste trabalho considera-se o Jornalismo como um construtor de realidade, e como mediador do mundo através da escrita, de forma ética e empática. A metodologia aplicada foi estudo de caso, tendo como objeto de análise textos da seção “Depoimento” publicados na revista piauí. Trata-se de um espaço dedicado a veicular vivências de não-jornalistas, e o material produzido é mercado por forte apelo pessoal – distanciando-se, assim, da almejada objetividade jornalística. Interessa-nos como os relatos se interseccionam com o fazer jornalístico mediados pela alteridade.
Downloads
Referências
BARROS, Laan Mendes de. O “percurso do reconhecimento” nos estudos da comunicação. MATRIZes, São Paulo, Brasil, v. 16, n. 3, p. 137–152, 2023.
BENETTI, Marcia; FREITAS, Camila. Alteridade, outridade e Jornalismo: do fenômeno à narração do modo de existência. Brazilian Journalism Research. Brasília, DF. Vol. 13, n. 2 (ago. 2017), p. 10-29
CARDOSO, V. L. A alteridade aplicada a políticas públicas de comunicação para a diversidade cultural. Políticas Culturais em Revista, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 704–725, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/16696. Acesso em: 12 nov. 2024.
ERBOLATO, L.M. Técnicas de Codificação em Jornalismo: redação, captação e edição do jornal diário. Petrópolis, Vozes, 1979.
FONTANIVE, Stefani. Alteridade e Outridade: O outro na Editoria Cotidiano da Folha de S. Paulo. In: ANAIS DO 20º ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM JORNALISMO, 2022, Fortaleza. Campinas, Galoá, 2022.
FREITAS, Camila. Alteridade e Jornalismo: A outridade na editoria Mundo da Folha de São Paulo. Comunicação: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2017.
GERHARDT, E. T; SILVEIRA,T. D. Métodos de pesquisa – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
GIL, Antonio Carlos. Estudo de Caso: Fundamentação Científica, Subsídios para coleta e Análise de Dados - Como redigir o relatório – Editora Atlas, 2009.
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Acesso à internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2023 / IBGE, Coordenação de Pesquisas por Amostra de Domicílios. Rio de Janeiro: IBGE, 2024. Disponível em: < https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2102107 >. Acesso em 29 nov. 2024.
KOVACH, Bill. Os elementos do jornalismo. Bill Kovach e Tom Rosenstiel; tradução de Wladir Dupont. São Paulo: Geração Editorial, 2003.
LAGE, Nilson. A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística. 8. ed. Rio de Janeiro: Record, 2009.
MARCONDES FILHO, Ciro. O Rosto e a Máquina. O fenômeno da comunicação visto pelos ângulos humanos, medial e tecnológico. – 1. ed. Paulus Editora, 2013.
MARCONDES FILHO, Ciro. Das coisas que nos fazem pensar, que nos forçam a pensar [recurso eletrônico]: o debate sobre a nova teoria da comunicação – 2. ed. – São Paulo: ECA/USP, 2019.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Globalização comunicacional e transformação cultural. In: Por uma outra comunicação. Dênis de Moraes (org.). 3. ed. Rio de Janeiro: Record, 2005, p. 57-86.
MARTINO, Luís Mauro Sá. De um eu ao outro: narrativa, identidade e comunicação com a alteridade. Parágrafo, v. 4, n. 1, p. 40-49, 2016.
MOURA de, P. C; LOPES de. V. I. M. Pesquisa em comunicação: metodologias e práticas acadêmicas. – Porto Alegre: EDIPUCRS, 2016.
NEVEU, Érik. Sociologia do jornalismo. São Paulo: Edições Loyola, 2006.
RICOEUR, Paul. Tempo e Narrativa. Tomo I. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010
RICOEUR, Paul. O si mesmo como um outro. São Paulo, Brasil: Papirus, 1991.
SODRÉ, Muniz. Técnica de reportagem: notas sobre narrativa jornalística/ Muniz Sodré, Maria Helena Ferrari. – São Paulo: Summus, 1986.
SODRÉ, Muniz. Reinventando a cultura: a comunicação e seus produtos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.
SODRÉ, Muniz. Por um conceito de minoria. In: Comunicação e cultura das minorias. Raquel Paiva, Alexandre Barbalho (organizadores). São Paulo: Paulus, 2005, p. 11-14.
TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo: porque as notícias são como são. Florianópolis: Insular, 3. ed. Ver. 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Comunicação, Cultura e Sociedade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.