Promoção da Educação para a cidadania: Experiência da conquista do Selo UNICEF (Edição 2017-2020) no município de Nova Brasilândia, Mato Grosso.
DOI:
https://doi.org/10.30681/rccs.v11i1.13584Palavras-chave:
cidadania, Educação, Políticas públicas, protagonismo juvenil, Selo UNICEFResumo
Este artigo apresenta os resultados da implementação das ações do Selo UNICEF (edição 2017–2020) no município de Nova Brasilândia-MT, com foco na promoção da educação para a cidadania entre adolescentes. As atividades foram desenvolvidas pelo Núcleo de Cidadania de Adolescentes (JUNB – Juventude Unida por Nova Brasilândia), envolvendo jovens de 12 a 17 anos, representantes do poder público e da sociedade civil, sob coordenação de articuladores locais. A metodologia baseou-se nos Guias Metodológicos do Selo UNICEF[1], que propõem práticas participativas voltadas à escuta e protagonismo juvenil. Os dados analisados apontam que as ações contribuíram significativamente para o fortalecimento de políticas públicas e para a elevação dos indicadores de desenvolvimento humano no município.
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Referências
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