A almejada liberdade na contemporaneidade da obra Verão no Aquário de Lygia Fagundes Telles
Palabras clave:
Romance; Liberdade; Desconstrução; Feminilidade; Amor.Resumen
Este artigo sugere ao leitor reflexões sobre a obra Verão no Aquário, de Lygia Fagundes Telles. Uma vertente bem interessante é a estética literária da autora em usar uma personagem plana como protagonista da obra. Então o leitor poderá contemplar a vida de Raíza, que deseja encontrar um amor avassalador, achando que assim sua vida mudará. Raíza critica tudo e todos ao seu redor, porém, ela mesma não toma nenhuma atitude cabível para que haja mudanças. Por isto, usaremos autores como Eagleton (2006), Aguiliar (2017), Assis (1881), entre outros, que nos ajudará a entender mais a fundo essa personagem. E para o desenvolvimento da reflexão, usaremos os pensamentos de Raíza para conduzi-la.
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Referencias
AGUILIAR, Marcia Adriana Brasil; GONÇALVES, Josiane Peres: Conhecendo a perspectiva pós-estruturalista: breve percurso de sua história e proposta. Rio Grande do Sul: Conhecimento Online, 2017.
ASSIS, Machado. “Teoria do medalhão”. In: Papéis avulsos. Rio de Janeiro: Nova Aguiliar, 1881.
EAGLETON, Terry. O pós estruturalismo. In: Teoria da literatura: uma introdução. 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
GRÁCIA-RODRIGUES, Kelcilene; SANTOS, Enedir Silva. A resistência feminina de amor Rasgado, de Marina Colasanti. Cadernos do IL, Porto Alegre, n. 54, outubro de 2017, p. 311-330.
TELLES, Lygia Fagundes. Verão no Aquário. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.